Jazz Sinfônica do Estado apresenta concerto em Guarulhos

Jazz Sinfônica do Estado, corpo artístico do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura dá início a sua série de apresentações fora da capital. Na próxima quinta-feira (14), às 20h, o grupo apresenta-se na Tenda do Bosque Maia, em Guarulhos. Com seu formato particular de orquestra sinfônica acrescida de uma Big Band de Jazz, o grupo vai apresentar um repertório com peças que misturam choro, forró, bossa nova e MPB, numa verdadeira celebração à música brasileira.

Sob a regência do maestro Fábio Prado, o programa traz composições como “Lamento Sertanejo”, de Sivuca e Gilberto Gil, “Feira do Mangaio”, de Dominguinhos e Glória Gadelha, “Vera Cruz” de Milton Nascimento, entre outras. O concerto tem entrada gratuita.

SOBRE A JAZZ SINFÔNICA

Desde sua criação, em 1990, pela Secretaria de Estado da Cultura, a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal. Sua formação é bastante singular, pois une a orquestra nos moldes eruditos a uma big band de jazz, produzindo uma sonoridade ímpar. Esta característica tem lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira.

Quem teve a primazia de transpor as melodias populares de compositores como Luiz Gonzaga, Tom Jobim ou Pixinguinha para a grandiosidade do som sinfônico foi Cyro Pereira, o grande maestro dos Festivais da Record da década de 60 e fundador da orquestra. Ele criou o repertório fundamental da orquestra.

Depois dele, a Jazz Sinfônica formou uma equipe de orquestradores de excelência, que trabalham diariamente para a formação do seu repertório. A lista de músicos brasileiros e internacionais que já dividiram o palco com a Jazz Sinfônica é imensa: Tom Jobim, Gal Costa, João Bosco, Diane Schuur, Dee Dee Bridgewater, Paquito D’Rivera,  entre muitos outros.

O diretor artístico e regente titular da Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo é João Maurício Galindo e Fábio Prado é seu regente adjunto. Desde janeiro de 2012, a orquestra é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.

SERVIÇO
Jazz Sinfônica
Regência: Fábio Prado
Data: Quinta-feira, 14 de março, às 20h
Tenda do Bosque Maia
Endereço: Avenida Paulo Faccini, s/nº – Guarulhos – SP
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *