Dentro de uma Estreita Paisagem, de James Concagh, chega ao MuBE

De 14 a 31 de março o Museu Brasileiro da Escultura vai receber a exposição Dentro de uma Estreita Paisagem, do artista irlandês James Concagh. Sob curadoria de Gavin Adams, a mostra vai exibir 22 obras: 5 obeliscos e 17 obras de técnica mista sobre tela de algodão e ráfia. O projeto, de cunho sustentável, reaproveita materiais como ráfia e sacos de entulho para criar e estruturar suas obras.

O artista, em seu estúdio, costura materiais como se fosse uma bola de futebol imensa e inacabável. “Um Sísifo da brasilidade que abraçou a urbanização catastrófica e os fluxos precarizantes da cidade de São Paulo”, afirma Adams.

James Concagh é irlandês, radicado em São Paulo; desenvolve um trabalho de cunho altamente existencialista, e produz seu suporte da costura de diversos materiais montados em camadas, que uma a uma submergem-se em aplicações de cal e grafite, elementos sempre presentes na execução de seu trabalho atual. Além de sua pesquisa como artista visual, Concagh desenvolve diversos projetos relacionados à educação.  Ministrou aulas de arte na Casa da Cultura, Vila Prudente, para crianças de 7-15 anos, cursos também para adultos e é coordenador de artes do International Baccalaurete Visual Arts Programme PYP. Haverá workshops com o artista durante o período de sua mostra.

Ao longo dos anos 1994 até 1998, a questão da textura dominava sua pesquisa, e com a série Vagos, James realizou duas exposições: no Centro Cultural Maria Antonia e no Centro Brasileiro Britânico, esta em 2000. O artista mescla a textura branca com a escultura na série Memorias de Resistencia I, que foi incluído na exposição coletiva A ArteQueUne, no Espaço da Caixa Federal, em 2003 no Distrito Federal. Desde então o Concagh busca elementos urbanos nas telas de ráfia utilizando rabiscos em grafite e formas cinzentas. Em 2008 o artista começa buscar novas técnicas de ráfia costurada onde descobre uma textura mais densa e fixa, explorada em seu trabalho até os dias de hoje.

SERVIÇO
Dentro de uma Estreita Paisagem – James Concagh
MuBE – Museu Brasileiro da Escultura
Ao público:
14 a 31 de março de 2013
Vernissage: 13 de março, 19h.
Entrada gratuita
Endereço: Av. Europa, 218. São Paulo
Informações: 11 2594-2601, mube@mube.art.br
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 19h.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *