Casa de Cláudio de Souza recebe curso de formação de mediadores de leitura

Casa de Cláudio de Souza (Museu Imperial/Ibram) receberá, a partir de março, o 4º Curso de Formação de Mediadores da Leitura. Promovido pela Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga (FCCLB), a atividade será gratuita e estará aberta para todos os interessados.

O curso será formado por 10 encontros quinzenais, sempre às quartas-feiras, das 13h às 17h, com início no dia 13 de março. A cada encontro, haverá um revezamento de local entre a Casa de Cláudio de Souza e o Sítio da Boa Liga, pertencente à Fundação e localizado em Pedro do Rio. A ida para o sítio poderá ser feita em transporte oferecido pela Fundação, saindo da Praça da Liberdade.

No Sítio da Boa Liga, os encontros serão nos dias 13/03, 10/04, 08/05, 05/06 e 03/07. Na Casa de Cláudio de Souza, em 27/03, 24/04, 22/05 e 05/06. O último dia será marcado junto aos participantes do curso, pois consistirá em uma ida ao Rio de Janeiro para uma visita à Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e à Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga.

Segundo Francisca Valle, coordenadora do curso, o objetivo é abordar aspectos e experiências da leitura, sistematizando e ampliando o repertório dos participantes. “Apesar de toda a importância da tecnologia e da rapidez do seu uso na substituição do livro, este ainda é fundamental na formação humana. Basta observarmos a quantidade de publicações recentes sobre projetos de leitura, em vários países. A Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga tem também esse objetivo: apoiar o livro e a leitura. O livro e seus desdobramentos são os principais atores nos seus projetos”, afirma.

Esta é a segunda vez que a Casa de Cláudio de Souza sedia o curso. Contudo, em 2012, ele era restrito à participação de professores, enquanto este ano será aberto ao público geral.

A Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga começou suas atividades em junho de 2006. Sua sede é no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, junto à casa onde Lygia mora há muitos anos – casa que se desdobrou: primeiro, surgiu a editora que Lygia criou para seus personagens, depois, a Fundação Cultural, destinada a desenvolver e apoiar projetos ligados ao Livro. A Fundação é mantida com recursos do prêmio ALMA, com o qual a Suécia reconheceu a obra literária de Lygia Bojunga, e da editora Casa Lygia Bojunga.

Interessados em participar podem se inscrever presencialmente na Casa de Cláudio de Souza ou pelo telefone (24) 2245-3418. Os participantes com mais de 75% de presença receberão certificado ao final do curso.

SERVIÇO
4º. Curso de Formação de Mediadores de Leitura
Coordenadora: Francisca Valle
Datas: de 13 de março a 3 de julho (encontros quinzenais), das 13h às 17h
Locais: Sítio Boa Liga (Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga) e Casa de Cláudio de Souza
Inscrições gratuitas: presencialmente, na Casa de Cláudio de Souza, ou pelo telefone (24) 2245-3418
Informações: (24) 2245-3418 (das 9h às 18h) / (24) 2243-4825 (após as 18h) / franciscadepvalle@gmail.com

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *