NAT GEO | Drogas S/A vai para as ruas mostrar todos os ângulos sobre o assunto

Na segunda-feira, dia 4, às 22h15, vai ao ar a nova temporada de Drogas S/A. O programa vai para as ruas com policiais, traficantes, usuários e agentes alfandegários mostrando todos os ângulos do assunto. A geografia, a demografia, a indústria, a cultura e as tradições se combinam para tornar cada cenário único no mundo das drogas. O programa viaja do Alasca até New Orleans, do Havaí até Porto Rico, de Londres até Las Vegas para conhecer por dentro a história do negócio internacional de drogas que tem um valor anual de 350 bilhões de dólares.

Alaska, USA: A needle full of heroin. (Photo Credit: National Geographic Channels)

Nesta primeira semana, vão ao ar dois episódios inéditos, ‘Havaí, o Paraíso das Metanfetaminas’ e ‘Heroína no Alasca’. O primeiro vai até o Havaí, uma ilha paradisíaca com a maior taxa de abuso de metanfetamina dos Estados Unidos. Levando drogas para o 50º estado, os traficantes exigem altíssimos preços dos viciados. Stevie, viciado em metanfetaminas, luta contra o vício que ameaça destruir sua família. Cinquenta por cento dos casos da Força Administrativa de Narcóticos são contra os traficantes de metanfetamina que ocupam o estado do Havaí. Nas ruas do bairro chinês de Honolulu, os lucros com metanfetamina são altos, mas não tão altos quanto com crack. Lutando contra esta onda de vícios, o juiz Alm usa um sistema revolucionário de liberdade condicional, em uma tentativa de diminuir o ciclo vicioso das drogas e do crime.

Hawaii: Michael Doyle Ruggles, a medical marijuana grower, trimming buds. (Photo Credit: National Geographic Channels)

Já o segundo, vai até o Alasca, a última fronteira americana. Lar de um dos maiores problemas com drogas nos Estados Unidos com sua remota localização, o que significa alto lucro para os traficantes. Nas ruas de Anchorage, gangues violentas lutam pelo controle do tráfico de drogas. Mas a maior causa de morte é o uso ilícito de álcool. Nas cidades e aldeias remotas do interior do Alasca, contrabandistas fazem grandes lucros em comunidades nativas dizimadas pelo vício em álcool.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
4 A 10 DE MARÇO DE 2013

SEGUNDA-FEIRA – 4 DE MARÇO
22h15: Drogas S/A – ESTREIA DE NOVA TEMPORADA

Havaí, O Paraíso das Metanfetaminas: Havaí, uma ilha paradisíaca com a maior taxa de abuso de metanfetamina dos Estados Unidos. Levando drogas para o 50º estado, os traficantes exigem altíssimos preços dos viciados. Stevie, viciado em metanfetaminas, luta contra o vício que ameaça destruir sua família. Cinquenta por cento dos casos da Força Administrativa de Narcóticos são contra os traficantes de metanfetamina que ocupam o estado do Havaí. Nas ruas do bairro chinês de Honolulu, os lucros com metanfetamina são altos, mas não tão altos quanto com crack. Lutando contra esta onda de vícios, o juiz Alm usa um sistema revolucionário de liberdade condicional, em uma tentativa de diminuir o ciclo vicioso das drogas e do crime.

Heroína no Alasca: Alasca, a última fronteira americana. Lar de um dos maiores problemas com drogas nos Estados Unidos com sua remota localização, o que significa alto lucro para os traficantes. Nas ruas de Anchorage, gangues violentas lutam pelo controle do tráfico de drogas. Mas a maior causa de morte é o uso ilícito de álcool. Nas cidades e aldeias remotas do interior do Alasca, contrabandistas fazem grandes lucros em comunidades nativas dizimadas pelo vício em álcool.

TERÇA-FEIRA – 5 DE MARÇO
22h15: Mayday! Desastres Aéreos – ESTREIA DA NOVA TEMPORADA

A Caminho de Cingapura: Em sua rota saindo de Jacarta, na Indonésia, a caminho de Cingapura, o voo 185 da SilkAir está 10.000 metros acima da selva da Indonésia quando o avião se inclina violentamente para a direita, começa a cair e atinge um rio isolado. Todas as 104 pessoas a bordo morrem no desastre, e os investigadores precisam descobrir o que aconteceu. A princípio eles acreditam ter sido uma falha mecânica. Mas quando a história completa por trás do acidente é revelada, dá para perceber que ela é mais assustadora do que se imagina.

Queda na Floresta: O voo 204 da TANS Peru está se aproximando da cidade peruana de Pucallpa quando encontra uma violenta tempestade de granizo. Enquanto o 737 é atingido pela chuva e pelo granizo, a tripulação luta para enxergar a pista de pouso. Até que isso aconteça, eles não podem pousar o avião. De repente, o alarme de altitude dispara. A aeronave está a menos de 150 metros do solo, e caindo rapidamente. A tripulação luta para conseguir controlar a aeronave, mas sem sucesso. O avião atinge o solo e se parte, abrindo uma clareira de um quilômetro e meio na selva. Cinquenta e oito pessoas sobrevivem. Outras 40 morreram, incluindo os pilotos. Os investigadores enfrentam um grande desafio quando ladrões roubam a caixa-preta do avião, que grava as informações do voo. Pelo estado do avião, os investigadores descartam falhas no motor. Mas, sem a caixa-preta, há necessida de de muita engenhosidade para reconstruir os momentos finais do voo e descobrir por quê o 737 caiu na floresta, a apenas seis quilômetros da pista de pouso.

QUARTA-FEIRA – 6 DE MARÇO
21h30: Tabu – EPISÓDIOS INÉDITOS

Funerais Bizarros: A morte é inevitável para todos. A forma com que as sociedades homenageiam seus entes queridos em seus falecimentos varia bastante de um lugar para o outro. Em Gurgaon, na Índia, uma freira de 82 anos jejua voluntariamente até a morte em um ritual religioso; um homem do Taiwan honra a morte de seu pai com dançarinas exóticas girando ao lado da sepultura; um octogenário de São Francisco vive com a morte diariamente, com sua vasta coleção de partes de esqueletos; e em Stockton, Alabama, uma viúva relembra seu marido com tiros patrióticos usando balas carregadas com suas cinzas.

Síndromes Estranhas: Uma mulher come montanhas de junk food mas não engorda. O corpo de um jovem rapaz está enorme de um lado e magro do outro. Suas aparências e seus comportamentos parecem bizarros para muitos e alguns chegam a tratá-los como um tabu.

QUINTA-FEIRA – 7 DE MARÇO
22h15: Paranormal – ESTREIA NOVA TEMPORADA

A Vida Após a Morte: O que acontece quando morremos? Existe vida após a morte? Será que a consciência humana sobrevive à morte física? Estas são algumas das perguntas mais intrigantes que a humanidade conhece. Quase todas as culturas e religiões parecem acreditar em alguma forma de “Vida após a Morte”. Algumas pessoas que estiveram perto da morte relatam serem banhadas por imagens, sons e sentimentos tão vivos e tão reais que as suas vidas são mudadas para sempre. Mas essas experiências são reais, ou tudo isso é apenas um estranho último suspiro do cérebro humano?

Encontro com Aliens: Em todo o mundo, os avistamentos de estranhos objetos voadores e luzes misteriosas no céu têm sido relatados. Esses OVNIs seriam sinais de vida inteligente fora do planeta terra, ou são apenas fenômenos naturais ou provocados pelo homem que dão a impressão de algo de outro mundo?

SEXTA-FEIRA – 8 DE MARÇO
22h15: Sextas de Obsessões – Exibição de três episódios do programa

Insetos: Existe muita gente que se incomoda com a presença de alguns insetos ou aranhas. Mas quando se trata de uma fobia, essa sensação se torna uma certeza absoluta de que um pequeno ser invertebrado está colocando a vida da pessoa em risco.

Mortes: Esse episódio mostra casos de pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade e fobia da morte – tanto a sua própria como a de seus entes queridos. Estes são casos de pessoas que desenvolveram estes distúrbios, muitas vezes após a morte de alguém próximo. Desde então, qualquer sinal parece ser o sinal de uma nova e trágica morte. É o caso de uma professora argentina que, após a morte de sua mãe por causa de um câncer, desenvolveu uma fobia da doença e teme que, tanto ela quanto os membros de sua família, possam cair no pesadelo de outro caso de câncer. Os sintomas de pânico em muitos destes casos levam à agorafobia, um transtorno que leva as pessoas a se fecharem em suas casas, supostamente o único refúgio onde eles estariam a salvo de todos os perigos possíveis. Neste episódio, são mostrados casos como o de uma jovem mexicana que vivia assombrada pel a possível morte de seus pais. E outra jovem, uma advogada argentina, que depois de uma recuperação pós-operatória ficou traumatizada e com pânico de tudo ao seu redor. Ninguém conseguiu vencer a morte ainda. Estas pessoas com transtornos de ansiedade e fobia da morte enfrentam com coragem seus problemas em busca de um pouco de harmonia em vez de tanto medo.

Animais: Ter medo de um leão ou de um tubarão é absolutamente lógico, o medo nos ajuda na defesa contra um perigo real. Mas quando o corpo reage de forma semelhante a um sapo inofensivo ou a uma fotografia de uma cobra pequena, estamos lidando com uma fobia, um comportamento que pode crescer e tornar a vida desta pessoa uma absoluta tortura.

SÁBADO – 9 DE MARÇO

22h15: Missão Pet – ESTREIA NOVA TEMPORADA

Baruck, Alfredo e Carlitos: Alexandre volta ao caso de Baruck, um labrador violento que foi resgatado da rua e esta à espera de um novo lar e também vai encarar dois coelhos machos, Alfredo e Carlitos, brigando por território no mesmo apartamento.

Lili e July: Neste episódio, Alexandre ajuda uma filhote de Pitbull surda, Lili , a se comunicar com sua Dona e tenta salvar July, uma “vira-latas” que se coloca em perigo ficando presa entre as grades do portão de casa.

DOMINGO – 10 DE MARÇO
21h: Super Domingo Especial: Seitas e Sacrifícios– exibição de três programas sobre o tema

Segundos Fatais. Episódio: Suicídio Coletivo em Jonestown – Sexta-feira, 17 de dezembro de 1978, em plena floresta da Guiana, o congressista norte-americano Leo Ryan e uma equipe de jornalistas chegam em Jonestown – uma comunidade religiosa comandada pelo enigmático reverendo Jim Jones. Eles estão lá para investigar os boatos de abuso e opressão. A atmosfera festiva a princípio desmente a aura de medo. Momentos antes de sua partida, no dia seguinte, a equipe é morta no aeroporto, enquanto em Jonestown Jim Jones chama todos seus seguidores para um revolucionário suicídio coletivo. Esta é a história do maior assassinato-suicídio em massa de cidadãos norte-americanos da história.

Como Eu me Livrei de uma Seita – Esta é uma viagem ao lado obscuro do controle da mente, à decepção e ao medo, que mostra a experiência destrutiva da vida dentro de dois cultos perigosos. Brent Jeffs nasceu dentro do culto polígamo mórmon, o FLDS, que é comandado firmemente por seu tio, Warren Jeffs. Brent alega ter sido estuprado aos cinco anos de idade pelo profeta da seita, e conta sua experiência angustiante de viver em um mundo comandado pelo medo e onde ter três mães e vinte irmãos é algo normal. A ex-hippie Maura Schmeirer e sua filha, Rebekah, revelam a vida que viviam em um culto militante, o Aggressive Christian Ministeries Training Corp, onde Lila e Jim Green comandam seus seguidores na base do medo e do abuso. Mãe e filha contam como os membros do “Exército de Deus” são forçados a bater em seus filhos regularmente, falam em idiomas estranhos e cegamente ob edecem à liderança da seita.

Tabu. Episódio: Bruxaria – A bruxaria está relacionada com a invocação de supostos poderes sobrenaturais para obter o poder de intervir no mundo. Na Idade Média, a prática foi identificada como diabólica e foi perseguida. Algumas pessoas, quando sua vida está em crise e as alternativas parecem ter se esgotado, procuram a ajuda de bruxas ou feiticeiros que prometem uma solução mágica para seus problemas, mesmo que isso signifique fazer o proibido. Neste episódio de Tabu América Latina encontramos bruxas e feiticeiros que afirmam ter o poder de concretizar a vingança, conseguir proteção e limpar o caminho de obstáculos recorrendo a rituais que ativam supostas forças mágicas. Na Cidade do México, um homem procura mudar sua vida entrando no Palo Monte, uma religião afro-cubana em que são realizados sacrifícios de animais e é usado o poder de mortos. De acordo com essa f é, o iniciado deve passar por uma cerimônia para derramar seu próprio sangue para selar um pacto com o espírito de um morto. Em Bogotá, na Colômbia, um bruxo espírita praticante de magia negra invoca a Santa Morte para realizar um ritual de destruição e vingança. Em Buenos Aires, Argentina, uma feiticeira faz uma limpeza para encerrar uma suposta maldição de bruxaria. Todos eles realizam rituais que apelam aos poderes sobrenaturais e são vistos como tabu.

Tabu. Episódio: Exorcismo – Corpos que convulsionam, força descomunal, agressividade, aversão ao sagrado e falar em idiomas estranhos são comportamentos tabu que, segundo algumas religiões, devem ser interpretados como sintomas de possessão demoníaca. Para combater as supostas forças diabólicas, foi criado o ritual do exorcismo. Este episódio de Tabu mostra de perto a prática deste antigo ritual e apresenta seus protagonistas. No México, dois sacerdotes católicos se dedicam à cura e à liberação através da oração e da imposição de mãos. A igreja Católica questiona suas práticas e eles enfrentam o risco de serem excomungados. Eles lutaram contra o suposto espírito maligno que possui uma mulher há 19 anos e deverão enfrentar a violenta reação que ela experimenta durante o exorcismo. Na Argentina, Gimena Valle, sacerdotisa da Igreja Luterana Carismática Independente, diz ser a única mulher exorcista da América Latina e luta contra a maldição da qual uma mãe e filha acreditam ser vítimas. Na Colômbia, o irmão Hermes Cifuentes acredita ter recebido o dom da clarividência e o poder de expulsar demônios diretamente de Deus. Ele conduz exorcismos em grupos com métodos que alguns consideram bruxaria, e é acusado de ser charlatão. Eles realizarão rituais que os levarão a sofrer o ataque das supostas forças malignas que combatem. Todos eles viverão uma experiência tabu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *