Presidente Prudente recebe exposição do SISEM-SP

Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) – instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura – leva a Presidente Prudente, a partir de 8 de março (sexta-feira), a exposição temporária “Cores do Xingu”. Em cartaz no Centro Cultural Matarazzo, a mostra tem a parceria da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), do Museu Índia Vanuíre e da prefeitura.

Com fotografias sobre os costumes, ritos e tradições dos índios do Parque do Xingu, produzidas por Bárbara Avelino, a montagem tem como objetivo promover uma reflexão em torno da questão indígena no Brasil. Por meio de painéis e com trilha sonora representando sons da floresta, a mostra promove um diálogo com a cultura xinguana.

Aberta à comunidade e gratuita, a exposição pode ser visitada até 21 de abril, de segunda a domingo, das 10 às 22 horas. O Centro Cultural Matarazzo está localizado na Rua Quintino Bocaiúva, nº 749, na Vila Marcondes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3226-3399 ou no site www.sisemsp.org.br.

O Xingu

Situado ao norte do Estado de Mato Grosso, seu território abriga mais de uma dezena de etnias indígenas. É uma das regiões mais emblemáticas do país, exemplo mundial de preservação da natureza, diversidade cultural e fragilidade frente ao sistema.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM-SP promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimor ar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã)  e Museu de Esculturas Felícia Leirner (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes inici ativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Museu Índia Vanuíre

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, da Secretaria de Estado da Cultura, foi fundado em 1966 sendo instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo. O acervo reúne uma das mais importantes coleções etnográficas do país com cerca de 38 mil peças que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras. Desde 2008, a gestão do museu é realizada pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), Organização Social de Cultura, com sede em Brodowski (SP), em convênio com o Governo do Estado.

SERVIÇO
Exposição “Cores do Xingu”
Data: de 8/3 a 21/4/2013
Local: Centro Cultural Matarazzo
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, n° 749, Vila Marcondes – Presidente Prudente/SP
Horário: segunda a domingo, das 10h às 22h
Informações: (18) 3226-3399
Entrada: gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *