Sustentabilidade é tema de mostra gratuita no Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina inaugurou nesta sexta, 22, a inédita exposição de origem alemã “Exemplos a seguir! Expedições em Estética e sustentabilidade” – montagens, instalações, fotografias, vídeos e pinturas produzidas por 45 artistas internacionais (cinco do Brasil). A mostra, segundo as curadoras Adrienne Goehler e Tereza Arruada propõe um “grito” de conscientização à humanidade, sobretudo após os pífios resultados da Rio+20, e defende que a sustentabilidade, em sentido mais abrangente, deve incluir artes e ciências.

O propósito é estabelecer uma conexão entre as artes, a ciência e a sustentabilidade, e, para isso, a curadora Adrienne Goehler selecionou artistas que dissolvem as fronteiras entre o ativismo, arte e invenções, conectando as experiências de iniciativas ambientais com a sua própria abordagem artística.

sustentabilidade-mostra-memorial-da-america-latina-official-poster-banner-promo-27fevereiro2013

Na abertura para convidados, quinta à noite, a artista mineira Nele Azevedo distribuiu nos degraus da escadaria de acesso à Praça do Memorial cerca de 300 delicadas miniaturas de figuras humanas esculpidas em gelo. Todas derreteram em pouco tempo, menos uma, avermelhada, que demorou um pouco mais, feita com o próprio sangue da artista. Era para lembrar, quando derretida, a mancha de sangue que escorre da escultura de Niemeyer, a Mão, e ao mesmo tempo “As veias abertas da América Latina” obra referencial do escritor uruguaio Eduardo Galeano.

SERVIÇO
Exemplos a Seguir! Expedições em estética e sustentabilidade
Data: De 22 de fevereiro a 7 de abril – Terça a domingo, das 9h às 18h
Galeria Marta Traba – Público: portões 1 e 5. Estacionamento: portão 4
Entrada Franca

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *