O ACORDO | Veja o clipe estendido e saiba mais detalhes sobre a história real que deu origem ao thriller de ação

A Summit Entertainment (Lionsgate) revelou nesta terça (26) um vídeo com cena estendida (clipe) – com mais de dois minutos de duração – para o thriller policial O Acordo (Snitch) – protagonizado pelo astro de filmes de ação Dwayne Johnson (The Rock).

O longa-metragem – dos produtores de “Viagem ao Centro da Terra” e “A Bússola de Ouro” – será baseado na história real de James Settembrino, pai que acabou se tornando estrela de um documentário da série “Frontline”, do canal norte-americano PBS.

Snitch Extended CLIP – Agreement (2013) – Dwayne Johnson Movie HD

“Eu nunca vou me esquecer daquela noite, quando recebi o primeiro telefonema dizendo que ele estava na cadeia pela primeira noite”, revela o norte-americano James Settembrino, cuja história real serviu de inspiração para o filme O ACORDO (Snitch), que a PlayArte lança nos cinemas brasileiros em 19 de abril. “Foi um telefonema rápido e toda a estranheza daquela situação viverá comigo provavelmente até o dia em que eu morrer. Tudo que ele disse foi ‘Estou aqui, me tire daqui, não conseguirei viver aqui por 10 anos’, e eu desabei pela primeira vez, e o telefone ficou mudo. Foi tudo que ele me disse. Nunca vou esquecer disso”, completa James, a respeito da primeira reação ao ouvir que o filho Joey estava preso por envolvimento com drogas, em 1992.

A história de James esteve em destaque no documentário “Snitch”, exibido pelo programa “Frontline’, da rede de TV PBS. Apanhado por uma operação da polícia federal dos EUA, Joey, réu primário na época com 18 anos, foi acusado de tráfico de LSD, podendo ser indiciado e colocado atrás das grades. A justificativa do garoto sempre foi a de que acabou se envolvendo neste mundo por acaso, sem saber muito bem o que estava de fato fazendo, graças a um outro jovem para quem devia algum dinheiro do empréstimo de um carro.

snitch-official-poster-banner-promo-photo-26fevereiro2013-19

“Eu realmente não acho que eles estavam especificamente atrás de Joey”, confessa o pai. “Eles queriam simplesmente alguém que pudesse ser apanhado. Eles têm informantes confidenciais nas ruas e estas são as pessoas que eles prenderam. Eles trabalham para o governo e vão enquadrar quem quer que eles possam”.

Este tipo de acordo foi oferecido para Joey: trabalhar ao lado dos agentes federais para ajudar a capturar pessoas envolvidas na venda de entorpecentes ilegais em troca de uma redução da pena. Joey, no entanto, ficou bastante dividido – porque isso significaria ter que entregar alguns de seus amigos. “Eu não queria passar 10 anos da minha vida na cadeira, mas também não estava disposto a colocar meus amigos em risco”, afirmou o próprio Joey. Quando James, um pai desesperado, perguntou o que mais poderia fazer para ajudar seu filho, a resposta do governo foi bem rápida: “você poderia trabalhar conosco para auxiliar na obtenção de informações sobre o tráfico e aí conseguir uma redução na pena”. James Settembrino aceitou, o que significaria que ele passaria o s meses seguintes tentando encontrar dados sobre os revendedores de drogas por meio de seus clientes, os usuários. Mas, segundo ele, não foi uma tarefa das mais fáceis encontrar alguém que o aceitasse em seu círculo de confiança, já que o senhor de meia-idade não fazia exatamente o estereótipo clássico do gênero e poderia levantar suspeitas.

Quando surgiu a chance de pagar US$ 70.000 a um informante que identificou um negociante sul-americano que estava trazendo drogas para os EUA, Settembrino não pensou duas vezes e hipotecou a casa para levantar o valor. Ao lado de um agente da DEA [Drugs Enforcement Agency], ele compraria a mercadoria pessoalmente, para conseguir as provas necessárias. Mas a estratégia acabou brecada pelo promotor público Jim Boma – que argumentou que, legalmente, se a família tinha interesse em colaborar desta forma, jamais deveria ter continuado com a ação legal via advogado, solicitando a redução de pena. Como resultado, Joey Settembrino acabou obrigado a cumprir a pena de 10 anos até o final.

“Eles afirmam que querem apanhar o peixe grande, e por isso saem recolhendo todos os peixes pequenos, porque isso vai ajudá-los a capturar o peixe grande”, afirma o próprio Joey.
“Mas o que eles não entendem é que, quando o peixe grande for finalmente apanhado, ele vai avisar a todos os peixes pequenos, e então ele vai estar livre. E eu acho que é isso que transforma este sistema em algo muito equivocado”, finaliza.

Com direção do cineasta Ric Roman Waugh (Na Sombra do Crime) através do roteiro escrito pela dupla Justin Haythe e Ric Roman Waugh – o filme O ACORDO será lançado pela PlayArte nos cinemas brasileiros dia 19 de abril.

Um adolescente é preso injustamente por um crime que não cometeu e, após ser julgado, acaba sendo condenado a 10 anos de prisão. Desesperado, seu pai John Matthews (Dwayne Johnson) está disposto a qualquer acordo para livrá-lo da cadeia. É quando recebe a proposta de uma promotora federal (Susan Sarandon) para que trabalhe como agente infiltrado em uma operação em andamento, que tem por meta capturar um poderoso chefão das drogas (Benjamin Bratt).

No elenco do filme estão os atores Dwayne Johnson (Viagem 2 – A Ilha Misteriosa), Susan Sarandon (Esse é o Meu Garoto), Jon Bernthal (série The Walking Dead), Benjamin Bratt (série Private Practice), Barry Pepper (Bravura Indômita), Nadine Velazquez (série The League), Melina Kanakaredes (Percy Jackson e o Ladrão de Raios) e Michael Kenneth Williams (série Boardwalk Empire).

snitch-official-poster-banner-promo-poster-nacional-21janeiro2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *