Caixa Cultural São Paulo apresenta a exposição Elas

A CAIXA Cultural São Paulo inaugura, no próximo sábado (2), a exposição “Elas”, do fotógrafo belga Pascal Mannaerts. Com curadoria da também belga Ann Vaessen, a mostra é composta por 60 imagens fotográficas e apresenta vasto conteúdo textual reunindo o testemunho da resistência e visibilidade das mulheres, em quatro continentes do planeta. A pesquisa do fotógrafo, realizada ao longo de dez anos, revela a identidade do universo feminino, expondo seus conflitos, dificuldades, resistência e feminilidade.

Com produção da Manifesta Arte e Cultura e patrocínio da Caixa Econômica Federal, a exposição pretende apresentar a cultura das mulheres de diferentes regiões do planeta, promovendo seu reconhecimento como sujeitos de direito e como agentes fundamentais para as transformações sociais, ocorridas nas últimas décadas.

A exposição também presta uma homenagem às mulheres, com a inauguração, no dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher, de uma instalação sonora, com depoimentos de mulheres, realizada pelo coletivo Clementinas. O projeto contará ainda com uma oficina educativa e um bate-papo com Pascal Mannaerts.

Pascal Mannaerts

Formado em Direito pela Universidade de Bruxelas, Pascal trabalha como fotógrafo autodidata há vinte anos, tendo atuado como fotojornalista em mais de 50 países. Contribui com importantes publicações, como a revista francesa Geo Magazine e a editora americana Lonely Planet. 

Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, dentre elas “Calcutta, under the fever of a dark sun”, “India” e “Children” organizadas pela Comissão Europeia de Direitos Humanos. Atualmente, Pascal desenvolve um trabalho de pesquisa na Índia, com os registros das grandes celebrações religiosas.

SERVIÇO
Exposição “Elas”
Visitação: de 2 de março a 28 de abril de 2013 (de terça-feira a domingo)
Horário de visitação: das 9h às 20h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé)
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Entrada: franca
Recomendação etária: 12 anos
Produção: Manifesta Arte e Cultura
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Acesso para pessoas com necessidades especiais

6 de abril – Oficina/Palestra Educativa
Duração: 1 hora
Horário: 11h às 12h
Capacidade: 30 pessoas

27 de abril – Conversa com o Fotógrafo: Gênero e o processo de registro
Convidados: Pascal Mannaerts (fotógrafo), Clementinas + outros convidados
Duração: 1 hora
Horário: 11h às 12h
Capacidade: 30/60 pessoas
Inscrições: (11) 3321-4400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *