Sistema Estadual de Museus realiza exposição de gravuras em Assis

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Museu Afro Brasil e a Prefeitura de Assis, promove a partir de 28 de fevereiro (quinta-feira), às 8 horas, a exposição “Maneira Negra”. Exposta no Museu de Arte Primitiva de Assis José Nazareno Mimessi, a mostra permanecerá em cartaz até 30 de março de 2013.

Com trabalhos de importantes artistas gravadores, como Rubem Valentim, Hélio de Oliveira, Manuel Messias, Thiago Gualberto, Mário de Andrade, José Maria, Francisco de Almeida e José Igino, “Maneira Negra” destaca aspectos relevantes da gravura nacional e promove a dinamização da produção artística afro-brasileira a partir do acervo do Museu Afro Brasil.

Assim como outras atividades, a itinerância faz parte das ações do SISEM-SP que buscam levar a diferentes públicos, do interior e litoral, conteúdo artístico e cultural antes apenas encontrado na capital.

Aberta à comunidade e gratuita, a visita acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas, e das 13 às 18 horas. O museu está localizado na Avenida Antônio Zuardi, nº 895, na Vila Operária. Mais informações pelo site www.sisemsp.org.br ou telefone (18) 3324-5874.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM-SP, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM-SP promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionai s, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, é um espaço de preservação e celebração da cultura, memória e da história do Brasil na perspectiva negro-africana, assim como de difusão das artes clássicas e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais. Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, possui um acervo de mais de 5.000 obras – grande parte doada pelo artista plástico, curador e atual diretor curador do museu, Emanoel Araújo. Com um sistema de visitação gratuito para todas as exposições e atividades, o museu ainda conta com um Núcleo de Educação para receber visitas pré-agendadas e manter o programa “Singular Plural: Educação Inclusiva e Acessibilidade” , que atende exclusivamente pessoas com necessidades especiais. Para saber mais acesse: www.museuafrobrasil.org.br

SERVIÇO
Exposição “Maneira Negra”
Abertura:
28/2/2013, às 20h
Período:
de 28/2 a 30/3/2013
Local: Museu de Arte Primitiva de Assis José Nazareno Mimessi
Endereço: Avenida Antônio Zuardi, nº 895, na Vila Operária – Assis/SP
Horário: (18) 3324-5874
Entrada: gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *