ISTO É PELÉ encerra especial de futebol no Cineclube Sesc – Sesc Piracicaba

Dirigida pela dupla Eduardo Escorel e Luis Carlos Barreto e produzida em 1974, a obra retrata o cotidiano daquele que é considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento ou apenas Pelé, como era chamado, aparece na época das filmagens, correndo nas praias de Santos, orientando os jogadores infantis do Santos Futebol Clube, fazendo exames médicos no clube e praticando atletismo.

A produção recorre a cenas de arquivo sobre a carreira do futebolista, as primeiras imagens mostram sua “volta olímpica” no Maracanã, quando de sua despedida da Seleção Brasileira em 1971. Na sequência, o documentário faz um apanhado dos mais de 25 anos em que Pelé atuou nos campos, seja com a camisa do alvinegro praiano, seja com o amarelo do escrete canarinho. As imagens relembram as participações na Copa do Mundo de 1958, a primeira conquistada pelo país, e o primeiro título de expressão do Rei, então com 17 anos. Disputado na Suécia, este mundial foi o batismo de fogo e o nascimento do mito, que anotou dois gols na final contra os anfitriões.

isto-e-pele-sesc-piracicaba-cineclube-sesc-official-poster-banner-promo-22fevereiro2013-01

As duas Copas seguintes são lembradas, porém, com menor enfâse. Contundido, Pelé integrou o elenco, mas não o time titular bicampeão do mundo no Chile; no mundial seguinte, disputado na Inglaterra, o irregular desempenho geral da equipe fez com que o Brasil fosse eliminado ainda na primeira fase. A redenção veio quatro anos depois, no México, em 1970, Pelé liderou um esquadrão que é considerado por especialistas e pela própria FIFA, entidade máxima do futebol, como o melhor seleção de todos os tempos. Resultado: campeão com direito a goleada sobre a Itália na final, título que o filme mostra em toda sua glória.

O documentário também retrata o Rei também pelo Santos, clube pelo qual jogou a maior parte de sua carreira. Pelé brilhou e foi um dos principais responsáveis por colocar o alvinegro praiano definitivamente no rol dos mais vitoriosos de todos os tempos. Não é à toa, que é quase impossível falar do clube sem recordar do jogador, e vice-versa. Entre as conquistas duas Copas Libertadores e dois Mundiais interclubes.

Produzida pela Rede Globo, a montagem utilizou diversas imagens feitas pelo extinto Canal 100, além de fotos das revistas brasileiras Manchete, O Cruzeiro e do Jornal do Brasil. Foi um grande sucesso à época, exibido em inúmeros países. Passados quase 40 anos, Isto é Pelé se transformou em documento para entender as razões que fizeram o craque ser aclamado Atleta do Século XX; bem como serve de testemunho sobre o mito e seu tempo.

SERVIÇO

Evento: Isto é Pelé
Brasil, 1974, cor/p&b. 75’.
Data: 26.03.2013 – terça-feira | Horário: 20h
Local: Sesc Piracicaba | Cineclube Sesc – Teatro
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro – Piracicaba – SP
Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos.
Ingressos: Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência. Grátis.
Informações para o público: 19 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *