70 anos de Pura Bossa na Caixa Cultural São Paulo

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 7 a 10 de março, o show “70 anos de pura bossa”, com a cantora Leny Andrade. Considerada por muitos a maior cantora de samba jazz brasileiro, Leny vai mostrar aos paulistanos o talento que a transformou na primeira-dama brasileira do jazz e da bossa nova. Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, o show faz parte das comemorações dos 70 anos da cantora e de seus 50 de carreira.

Para o show, Leny prepara um repertório variado, cantando sucessos de autores como Tom Jobim e Vinícius de Moraes (Se todos fossem iguais a você), Durval Ferrreira (Batida diferente), Johnny Alf (Ilusão à toa e Céu e mar), João Donato e Paulo Sérgio Valle (Quem diz que sabe), passando por Cartola (As rosas não falam), Roberto e Erasmo Carlos (Olha), e João Donato e Gilberto Gil (Lugar Comum). A cantora será acompanhada pelo quarteto: Amileto (piano), Erivelton Silva (bateria), Jamil Joelson (contrabaixo) e José Arimateia (trompete).

Sobre a cantora:

Leny de Andrade Lima nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1943. Aos seis anos, começou a tocar piano. Aos nove, entrou para o Conservatório Brasileiro de Música e aos quinze já se apresentava como lady crooner de orquestras, tendo estreado profissionalmente na orquestra de Dick Farney. Seu primeiro disco, o LP “A Sensação”, foi gravado em 1961.

Na década de 1970, a cantora carioca enveredou pelo samba de vanguarda com o disco “Alvoroço” e fechou a década com o LP “Registro“, obra marcante de samba-jazz. Cantando ao lado de artistas como Luiz Eça, Wagner Tiso, Eumir Deodato, Francis Hime, Gilson Peranzzetta e João Donato, Leny Andrade tornou-se conhecida por sua notável capacidade de improvisação. Nas décadas de 1980 e 1990, dividiu-se entre o Brasil e os Estados Unidos.

Desde 1990, Leny tem participado de inúmeros Festivais de Jazz na Europa, Japão e Estados Unidos, cantando em prestigiados templos de Jazz, como o Blue Note, Birdland e Lincoln Center, em Nova Iorque; New Morning, em Paris; e Ronnie Scott’s Club, em Londres.

Em sua discografia também se destacam parcerias com instrumentistas de prestígio, como Cristóvão Bastos, Romero Lumambo e César Camargo Mariano, com quem inclusive dividiu o Grammy Latino, em 2009.

Hoje, a cantora já tem 31 discos gravados e dois DVD. Seu mais recente CD, “Alma Mia”, foi lançado em 2010 com 14 canções, todas interpretadas em espanhol.

SERVIÇO
Show: Leny Andrade – 70 anos de pura bossa
Data: de 7 a 10 de março de 2013 (quinta-feira a domingo)
Hora: quinta-feira e sexta-feira às 19h, sábado e domingo às 17h30
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111
Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência)
Capacidade: 80 lugares
Classificação etária: livre
Informações: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Produção: RAIZForte Promoções Artísticas
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *