Mostra da fotógrafa Nati Canto abre a série de exposições do projeto Nova Fotografia 2013

O projeto Nova Fotografia do MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, é voltado para novos fotógrafos e cria um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores, pouco conhecidos e que se distinguem pela qualidade e inovação de suas obras. Na primeira exposição do projeto em 2013, A Neve, o Sal, a Chuva – Lembranças Particulares e Coletivasque abre no dia 21 de fevereiro, apresenta o trabalho de Nati Canto.

Com imagens capturadas com uma câmera digital e uma lente feita a partir de um desentupidor de pia caseiro, A chuva, primeira sessão da mostra foi realizada no litoral paulista em 2010; já a segunda (O Sal), no Salar de Uyuni, Bolívia, no ano seguinte; e A Neve na cidade de Harbin, China, em 2012.

Por meio de uma lente artesanal, a fotógrafa tem pouco controle dos ruídos causados nas imagens; com a extrema superexposição à luz, os contornos não ficam precisos, a atuação do branco é atenuada e a pouca participação das cores faz com que as imagens despertem o imaginário lúdico a cada espectador. Assim, as imagens se transfiguram em composições de personas sem identidades, por estarem perdidas em um cenário sem referência imediata. A artista cria imagens misteriosas que tem articulação direta com memórias e lembranças.

A exposição acontece do dia 21 de fevereiro ao dia 7 de abril, no espaço Nicho, com entrada é gratuita.

Sobre Nati Canto

Formada em gastronomia pelo SENAC, Nati Canto recebeu menção honrosa no Prêmio Sesc de Fotografia Marc Ferrez, de 2007 e expôs na Mostra Livre de Artes (MOLA) no Rio de Janeiro no mesmo ano. Em 2010, a artista foi aceita no Curso Abril de Jornalismo, onde participou de projetos na categoria fotografia e publicou seu trabalho em revistas.

Em janeiro de 2012, Nati Canto participou de uma residência para artistas em Pequim, China, para concluir a ultima parte da trilogia Lembranças Particulares e Coletivas. A fotógrafa também recebeu no mesmo ano o prêmio aquisitivo no II Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea.

SERVIÇO
Nova Fotografia 2013
Visitação: 21 de fevereiro a 7 de abril; terças a sextas, das 12h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h
Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Local: Nicho
Entrada gratuita
Classificação etária livre
Informações: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8
Acesso e elevador para cadeirantes
Ar condicionado.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *