“SEM TÍTULO” traz Angela Nolf, Lavinia Bizzotto e Roberto Alencar em coreografia inédita de Vanessa Macedo

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 14 fevereiro, 2013 08:01

“SEM TÍTULO” traz Angela Nolf, Lavinia Bizzotto e Roberto Alencar em coreografia inédita de Vanessa Macedo

A coreógrafa, bailarina e diretora da Cia. Fragmento de Dança Vanessa Macedo organiza, entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2013, o evento “Investigações Dramatúrgicas” no Kasulo Espaço de Cultura e Arte. O projeto, contemplado pelo 12º edital do programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, traz um estudo coreográfico inédito de Vanessa, “SEM TÍTULO”, que vai ser interpretado pelos artistas convidados Angela Nolf, Lavinia Bizzotto e Roberto Alencar. Após as apresentações, quatro provocadores (um a cada dia: Nirvana Marinho, Rosa Hércules, Bérgson Queiroz e Silvia Geraldi) farão o debate com a plateia.

Vanessa criou uma coreografia de 15 minutos e a entregou para cada um dos artistas convidados, cada um deles  se apropriou desse material e compôs uma encenação própria. A escolha dos elementos que fazem parte do espetáculo – trilha sonora, figurino, luz e a própria dinâmica ou repetição de movimento – ficou a critério e escolha dos intérpretes. A ideia é trazer à tona a discussão do quanto as escolhas individuais, e o próprio fato de terem trajetórias tão diferentes entre si, afetam a dramaturgia de uma criação em dança com uma partitura já composta, ou seja, reflete sobre a dramaturgia do espetáculo tendo a coreografia como elemento comum.

“Trata-se de um projeto que tem caráter de estudo e a ideia é discutir dramaturgia em dança tendo, de um lado, uma coreografia em comum, de outro, artistas intérpretes, com trajetórias diversas e exclusivamente específicas. No que isso vai dar? Não sei. É isso que queremos – levantar questões” explica Vanessa Macedo. O objetivo é saber como os elementos cênicos trabalham o conceito do espetáculo e se eles podem realmente mudar o “texto” do corpo, ou seja, as relações coreográficas existentes entre o corpo e o próprio conceito da peça.

Cia. Fragmento de Dança

Com direção de Vanessa Macedo, a companhia paulista Fragmento de Dança desenvolve pesquisa e criação em dança contemporânea desde 2002. Na busca de uma dança teatralizada, preocupa-se com a construção de uma dramaturgia do corpo e da cena coerente com os temas pesquisados. Suas criações são marcadas pela inspiração em artistas, obras e conteúdos, especialmente, confessionais. Discute, a partir daí, relações vividas pelo homem, enquanto ser social, e ser solitário.  Envolvida nessas questões, a Cia procura construir um vocabulário de movimento próprio, em busca de umaestética dramatúrgica autoral. Entre seus últimos trabalhos estão “Corpos Frágeis” (2010), “Anjos Negros” (2010), “Ecos” (2011) e “Nuvens Insetos” (2012).

SERVIÇO
SEM TÍTULO
Data: de 21 a 24 de fevereiro de 2013
Horário: quinta a sábado, 20h, domingo às 19h
Local: Kasulo Espaço de Cultura e Arte
Endereço: Rua Sousa Lima, 300/Sobreloja, Barra Funda (próximo ao Teatro São Pedro)
Tel (11) 3666-7238
Lotação: 40 lugares – Entrada Franca
Recomendação etária: 14 anos
Duração total: 45 minutos (15 minutos cada artista, cada coreografia)
Provocadores após os espetáculos: Nirvana Marinho (21/02), Rosa Hércules (22/02), Bérgson Queiroz (23/02) e Silvia Geraldi (24/02).

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 14 fevereiro, 2013 08:01


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!