Especial sobre delitos desembarca no Brasil

No sábado, dia 9, o Nat Geo exibe a Maratona Delitos: Destino Brasil. Irão ao ar quatro programas que mostram vários tipos de crimes que aconteceram no país. Em “Férias na Prisão”, episódio ‘Brasil’, é mostrada a história de Brendan Cosso que, em 1993, festejava e circulava com celebridades em Hollywood. Ele não precisava de dinheiro.

Mas quando surgiu a oferta de contrabandear cocaína do Brasil por 50 mil dólares, ele aceitou. Cosso foi preso com três amigos no aeroporto de São Paulo. Graças aos esforços de seu pai em conseguir um renomado advogado criminal, Brendan recebeu uma sentença de quatro anos de prisão, bem menos do que os 25 anos pedidos pela promotoria. Cosso foi enviado para o Carandiru, a prisão mais violenta da América do Sul, onde um ano antes 111 detentos tinham sido massacrados.

No episódio ‘O Rei da Cocaína’, também de “Férias na Prisão”, é mostrada a história de Samuel Leibowitz que vem de uma rígida comunidade judaica hassídica ortodoxa de Londres. Obrigado a realizar um casamento arranjado que rapidamente fracassa, Sam decide ter um novo começo em Antwerp, na Bélgica, e trabalha na comunidade hassídica local como verdureiro.

[scrollGallery id=2197]

 

Um amigo novo oferece a ele férias grátis no Brasil e, de volta, pedem apenas que ele leve um pacote a seu amigo. Resulta que o pacote continha cocaína. Sam nunca tinha ouvido falar em cocaína, mas fica impressionado quando descobre sobre os enormes lucros que se pode obter com o tráfico de drogas. Ele decide envolver-se, e suas roupas e corte de cabelo tradicionais deixam-no praticamente invisível para as alfândegas, que assumem que ele seja severamente religioso. Logo ele está no centro do negócio, o Brasil, e se encontra trabalhando com outro judeu hassídico – o rei da droga local, conhecido como o Padrinho. Exportando centenas de quilos de cocaína, a dupla consegue dinheiro, muito dinheiro.

Mas outras gangues em São Paulo pressionam o empreendimento, e, enquanto Sam começa a levar uma vida de luxos, o aumento da violência e uma tentativa de assassinato fazem com que o negócio termine. Mas antes de poder se aposentar, Sam é preso e enviado para uma das prisões mais perigosas do mundo: o Carandiru. Cercado pelo caos e pela maldade, Sam consegue ficar fora de perigo, até que um dia ele é ameaçado com uma faca.

Após, irá ao ar o episódio ‘Rio de Janeiro’ da série “Capitais do Delito”, que mostra Conor Woodman em uma das cidades mais atrativas do mundo, especialmente na época do carnaval. Lá, milhões de turistas vão à cidade para participar de uma das festas mais extraordinárias do planeta. E, com tantos turistas aproveitando as ruas, Conor mostra como ladrões e golpistas agem no Rio de Janeiro.

O último programa a ser exibido é “A Esmeralda de 400 Milhões de Dólares”. Este documentário mostra a história da maior esmeralda do mundo – pesando cerca de 380 kg – encontrada no Brasil em 2001. Sua história, que inclui fraude, obsessão e loucura, é quase bizarra demais para se acreditar. Um empresário da Califórnia alega ter comprado a esmeralda no Brasil por meros $60.000,00, mas a prova de sua compra desapareceu em um incêndio suspeito. Um empresário obtém o título da esmeralda, apenas para perdê-la em um negócio de diamantes que dá errado, segundo ele, porque foi sequestrado pela máfia brasileira.

Enquanto isso, a esmeralda passa semanas submersa em um cofre em New Orleans depois de o furacão Katrina inundar a cidade. Até o momento em que a pedra foi para o sistema judicial da Califórnia em 2008, nada menos do que oito pessoas brigavam pelo controle de uma espécie avaliada e m cerca de US$ 400 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *