Sesc Piracicaba | Cineclube exibe o filme ‘Garrincha – Alegria do Povo’

Produzida em 1962, a obra do cineasta carioca Joaquim Pedro de Andrade retrata o futebolista Manuel Francisco dos Santos no apogeu de sua carreira. Bi-campeão mundial em 1958/1962 com a seleção brasileira e, consagrado no Botafogo de Futebol e Regatas, onde eternizou a camisa número 7, o craque conhecido como Mané Garrincha era um dos maiores nomes da modalidade à época.

O filme alterna imagens do jogador em ação nos campos com algumas cenas de seu cotidiano. A rotina de treinos no Botafogo e a preparação do time para entrar em campo (com aparições dos jogadores da época, como Zagallo, Jairzinho e o goleiro Manga. Garrincha aparece comprando discos na cidade do Rio e depois dançando ao som deles com algumas das suas sete filhas ou passeando na sua terra natal, em Pau Grande, distrito de Magé (RJ).

[nggallery id=2155]

Acompanhando as imagens, o narrador Heron Domingues conta fatos sobre a vida do jogador. Os rápidos depoimentos do Anjo das Pernas Tortas, como o chamou Nelson Rodrigues, sobre a fama que conquistou, e do médico que descreve a anormalidade no seu joelho, são o grande destaque desta produção.

Garrincha – Alegria do Povo foi o primeiro documentário brasileiro sobre um esportista, e o primeiro de uma série de homenagens posteriores ao craque. A obra foi premiada no Festival de Cortina D’Ampezzo de 1964, na Itália, evento especializado em filmes esportivos. Com 58 minutos de duração sofreu descaso durante décadas e o original acabou deteriorado, apenas recentemente, em 2006, a fita foi restaurada.

O Cineclube especial sobre os craques segue com os filmes Maradona, dirigido por Emir Kusturica, na terça 19/02 e Isto é Pelé, obra de 1974, produzida pela dupla Eduardo Escorel e Luis Carlos Barreto, em 26/02. Sempre às 20h.

SERVIÇO

Evento: Cineclube de fevereiro homenageia craques do futebol
Data: 05.02 – terça-feira | Horário: 20h
Local: Sesc Piracicaba
R. Ipiranga, 155 – Centro, Piracicaba, 13400-480
Classificação etária: Livre.
A exibição ocorre no Teatro. A retirada de ingressos é gratuita e deve ser feita com uma hora de antecedência.
Informações para o público: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *