Artur Menezes lança seu segundo CD no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Após o sucesso de “Early To Marry”, com tiragem esgotada, Artur Menezes lança seu segundo disco #2(lê-se número dois), no próximo dia 02 de fevereiro, às 20h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. O show terá participações especiais de Lúcia Menezes, Jefferson Gonçalves, Pantico Rocha e Bateria da Unidos da Cachorra

Artur Menezes ficou conhecido no cenário musical como “o garoto prodígio do blues” e vem trilhando uma trajetória surpreendente. Está em primeiro lugar, entre mais de 1.400 artistas de todo o mundo, na disputa por uma vaga para tocar com Eric Clapton no Crossroads Guitar Festival, um dos maiores e mais concorridos festivais de guitarristas do mundo, no Madison Square Garden, em New York. Em 2012, abriu os shows de Buddy Guy no Brasil, no Rio de Janeiro e em São Paulo, e colocou centenas de pessoas para dançar debaixo de chuva no Rio das Ostras Jazz e Blues Festival, o maior festival do gênero na América Latina. Além de executar o blues com maestria – tanto na voz quanto na guitarra -, o que chama a atenção do trabalho de Artur Menezes é o diálogo com outros estilos. Ele mistura o blues ao funk, ao soul, reggae, country e a música brasileira, mais especificamente a nordestina, criando uma sonoridade única, um novo movimento.

O novo álbum #2 apresenta canções mais maduras, sempre passeando entre o reggae, o country, o soul, o rock, a balada e o fusion, mas tendo o blues como base. “I Ain’t Got You”, a balada soul que abre o disco, tem um solo de guitarra com  timbre que remete ao psicodelismo de Jimi Hendrix, e se encaixa facilmente na categoria de música pop por ter um refrão bem marcante. Mais puxadas para o Country, “Damn! You Know I’m A Man” e “I Don’t Wanna Lose You”, possuem cromatismos que levam ao bebop. Já “Good Times” é um reggae com levada mais moderna, em que se destacam a bateria- que foge do tradicional -, e o solo de guitarra com fraseado bem nordestino, que puxa para um country incidental. Voltando para o território mais fiel ao blues, “Bad, Mean, Evil City” é um slow blues com harmonia que também foge do tradicional. Piano e órgão fazem a cama para uma voz sofrida e raivosa que fala de como os grandes centros urbanos podem acabar com o sonho e o talento de um rapaz. Ao mesmo tempo, mostra o lado belo e acolhedor dessas cidades. A balada romântica “Room 821” talvez seja o ponto forte do disco. Com interpretação cheia de sentimentos, fala de saudade e reencontro.

Também no território do blues, “Dangerous Mood” e “Everybody Says That I’m Done” são as únicas músicas que não são composições do Artur Menezes. A primeira é de Candy Parton e Keb Mo, gravada também por B.B. King. Já a segunda é de Claudio Mendes, tecladista da banda. Destaque para o uso inusitado do instrumento havaiano “ukulele” neste blues.

“Lord Have Mercy” é o curinga do disco, tecnicamente não se encaixa em apenas um estilo. É rock, fusion, blues, groove, algo psicodélico e moderno, com sintetizadores cheios de efeito.

O disco #2 foi todo produzido por Artur Menezes e gravado no estúdio Magnólia Produções, em Fortaleza. A mixagem e masterização são da Cia. Dos Técnicos (antiga RCA Victor), no Rio de Janeiro. Neste processo, foram usados equipamentos analógicos de compressão, dando mais originalidade ao timbre do disco. O som soa moderno pela mistura de estilos, mas também vintage por conta da sonoridade.

No show de lançamento, Artur estará acompanhado lado de seu talentoso time de conterrâneos: Lucas Ribeiro (baixo), Wladimir Catunda (bateria), e Cláudio Mendes (teclado e guitarra), e terá como convidados especiais sua mãe, a cantora Lúcia Menezes, e o gaitista Jefferson Gonçalves. O repertorio será uma mescla de “#2” e “Early To Marry”, além de surpresas como duas músicas gravadas no último disco de Lúcia Menezes, “Lucinha”, que são “Os Profissionais”, de Belchior, e “Moer Cana”, de Chico César.

Na ocasião, será lançada também a primeira coleção da grife “Esmeraldino”, da designer de moda e instrumentista Amanda Livas, baseada no disco #2.

SERVIÇO
Artur Menezes – Lançamento do CD “#2”
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Data: 02 de fevereiro, sábado
Horario: 20h
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema Fortaleza – CE
Preços: gratuito
Capacidade: 650 lugares (anfiteatro)
Informações: (85) 3488 8600 / 55 (85) 3488 8608

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *