Sesc Piracicaba – Cineclube exibe O Banheiro do Papa – 22/01

O Cineclube do Sesc Piracicaba exibe na próxima terça, 22/01, às 20h, O Banheiro do Papa uma coprodução franco-uruguaia-brasileira de 2007, escrita e dirigida pela dupla César Charlone e Enrique Fernández.

Baseado em um fato real, o longa retrata o impacto da visita do Papa João Paulo II, em 1988, à pequena cidade de Melo, próxima à fronteira com o Brasil, onde muitos habitantes vivem de pequenos serviços, como contrabandear produtos de consumo comprados na vizinha Aceguá, Rio Grande do Sul.

As notícias da vinda eclesiástica são recebidas com grande alvoroço pelos habitantes; jornais e emissoras anunciam que um grande número de pessoas compareceria ao evento. Em um cenário desolador de dificuldades, a presença do Papa na cidade e, da possível multidão que o seguiria, é vista pela população de Melo como uma oportunidade de abrandar a pobreza.

O Banheiro do Papa – Trailer Oficial – Legendado (PT-BR)

Um dos muambeiros da cidade é Beto (César Troncoso), constantemente em condições financeiras difíceis ele vive com a esposa Carmen (Virginia Méndez) e a filha Sílvia (Virginia Ruiz), que sonha ser jornalista. Para realizar as aspirações da menina, Carmen guarda todas as suas economias. Beto, por sua vez, precisa comprar uma motocicleta para melhorar seus negócios de contrabando e vê na construção de um banheiro, cujo uso será cobrado aos peregrinos, a solução.

O Banheiro do Papa é um retrato da falta de perspectiva enfrentada por milhares de trabalhadores uruguaios no período que sucedeu ao final da ditadura militar em 1985 e, porque não, um panorama estendido aos vizinhos Brasil e Argentina, que viviam similar momento político e econômico.

Produzido em 2007, o longa foi a estreia na direção de César Charlone, fotógrafo que trabalhou com o brasileiro Fernando Meirelles em Cidades de Deus, O Jardineiro Fiel e Ensaio sobre a Cegueira.

Conquistou prêmios no Festival de Gramado nas categorias Melhor Filme — júri popular e Prêmio da Crítica – Melhor ator (César Troncoso, Kikito de Ouro), Melhor atriz (Virginia Méndez, Kikito de Ouro) e Melhor roteiro (Kikito de Ouro), além de láureas na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Melhor filme – júri internacional) e Festival de Cinema Latino-Americano de Huelva (Melhor roteiro).

A exibição ocorre no Teatro. Retirada de ingressos gratuita com uma hora de antecedência. Não recomendado para menores de 10 anos.

Sesc Piracicaba-Cineclube-O Banheiro do Papa-Official Poster Banner PROMO PHOTO (POST)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *