Itapira recebe exposição sobre os 80 anos do Movimento Constitucionalista

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Estado da Cultura -, leva a exposição “SP, 1932: 80 Anos do Movimento Constitucionalista” à Casa da Cultura João Torrecillas Filho, em Itapira. A mostra pode ser vista gratuitamente a partir do dia 28 de janeiro.

O trabalho apresenta, por meio de vídeos, fotografias e objetos da região de Jacareí, como a perda da identidade paulista se tornou uma das maiores ações armadas da história do Brasil, com a participação de mais 200 mil homens.

Itapira recebe exposição sobre os 80 anos do Movimento Constitucionalista
Foto: Divulgação

Na mostra, estão os principais acontecimentos e suas consequências, desde dias anteriores a 9 de julho de 1932, quando o combate teve início. Um dos destaques é a morte dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, que formam a conhecida sigla MMDC. No ambiente de conflito, a exposição localiza geograficamente as principais frentes de batalha e revela o cotidiano dos jovens soldados nas trincheiras.

Ao final, a mostra dedica-se ao legado deixado pelo Movimento Constitucionalista. Apesar de derrotados nos campos de batalha, os paulistas se consideraram vitoriosos com a promulgação de uma nova constituição em 1934.

A exposição “SP, 1932: 80 Anos do Movimento Constitucionalista” fica em cartaz até 14 de abril na Casa da Cultura João Torrecillas Filho, localizada à Rua Rui Barbosa, nº 750, 2° andar, no centro de Itapira. O horário de visitação é de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, com entrada franca.

Mostra virtual

Justamente com o objetivo de mapear esse acervo deixado pelo Movimento Constitucionalista em todo o Estado de São Paulo, o Museu da Imigração, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), desenvolveu a mostra virtual “1932, acervos e memórias”, em cartaz no endereço www.museudaimigracao.org.brMais do que a ambientação do conflito, o trabalho se dedica a reunir imagens e informações dos acervos ligados ao tema e qu e estão sob a guarda de instituições de preservação – museus, arquivos e bibliotecas – do Estado de São Paulo. O material é o primeiro produto da “São Paulo História em Rede”, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura que visa construir um grande banco de dados virtual com as referências dos acervos dos museus históricos paulistas.

SERVIÇO
Exposição “SP, 1932: 80 Anos do Movimento Constitucionalista”
Abertura: 25/1, às 19h – para convidados e imprensa
Data: 28/1 a 14/4/2013
Local: Casa da Cultura João Torrecillas Filho
Endereço: Rui Barbosa, nº 750, 2° andar – Centro – Itapira/SP
Visitação: de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30
Entrada: gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *