Museu celebra 110 anos de Portinari e o primeiro centenário de Brodowski com exposição digital

Em homenagem aos 110 anos de Portinari e o primeiro centenário de Brodowski (22/8), o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), e Prefeitura de Brodowski, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, realizam a exposição digital “Trem da História”.

Em cartaz no espaço da antiga estação de trem, fundada em 1894, a mostra é composta por quatro apresentações de vídeos simultâneas, em ambientes diferentes. A primeira, “Assim Começou…”, consiste em uma exibição sobre a construção da ferroviária da cidade e o engenheiro responsável Alexandre Brodowski.

Na segunda, intitulada “Brodowski em 100 clicks”, o público poderá conferir imagens organizadas pelo fotógrafo Antônio Douglas Zapolla, que retratam momentos históricos do município. Já a seguinte, “Carta de Paris”, traz um trecho da carta em que Candido Portinari descreve seu sentimento pela terra natal. A última exibição, “Galeria Virtual”, proporciona um passeio virtual por 200 obras do pintor que compõe o projeto “O Brasil de Portinari”.

A exposição ainda apresenta um espaço constituído por réplicas de algumas obras do artista com temática brodowskiana. Destaca-se o Catálogo Raisonné, lançado pelo Projeto Portinari em 2004, a mais completa fonte de referência sobre o artista.

Aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 9 horas às 11 horas e das 13 horas às 17 horas, a exposição tem entrada gratuita. A antiga estação ferroviária está localizada na Praça Martim Moreira, s/nº. Outras informações podem ser obtidas por telefone (16) 3664-4284, nas páginas do museu nas redes sociais Facebook e Twitter ou pelo site www.museucasadeportinari.org.br.

SERVIÇO
Exposição “Trem da História”
Local: Antiga Estação Ferroviária – Departamento de Municipal de Cultura e Turismo
Endereço: Praça Martim Moreira, s/nº – Brodowski
Horário: de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h e das 13 h às 17h
Informações: (16) 3664-4284

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *