Companhia de Danças de Diadema e o Grupo Experimental de Música (GEM) apresentam a dança inspirada na poética de Roberto Piva

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 10 janeiro, 2013 16:04

Companhia de Danças de Diadema e o Grupo  Experimental de Música (GEM) apresentam a dança inspirada na poética de Roberto Piva

Dos dias 24 a 27 de janeiro de 2013, a CAIXA Cultural São Paulo recebe a Companhia de Danças de Diadema, com o espetáculo ‘Paranoia’. Idealizado a partir das ideias provocativas e imagéticas do livro PARANOIA, de Roberto Piva, o espetáculo busca o desafio de transpor a poesia às imagens corpóreas. Os bailarinos expressam, por meio dos movimentos e situações cênicas, as sensações causadas pelos textos, trazendo intensa energia impulsiva, transgressora e ao mesmo tempo um lirismo ímpar.

Roberto Piva, um poeta da geração ‘beat’, capta nas ruas da metrópole, todo amor, desventura, desejos e decepções cotidianas, muitas vezes explícitas no concreto paulistano e outras vezes camuflados no caos ou nas maravilhas de uma cidade como São Paulo.

Em 2009, a recente edição do livro “PARANOIA” foi um presente do próprio autor à coreógrafa Ana Bottosso. Ao lê-lo, o desejo da criação coreográfica nasceu e tomou consistência ainda maior, quando o poeta sugeriu a ela que o coreografasse. Os desejos da coreógrafa e do poeta ali se cruzaram em uma mesma sintonia, e agora, os bailarinos e os músicos apresentam o resultado da pesquisa que durou quatro meses.

O projeto para criação do espetáculo recebeu  o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria  da Cultura – Programa de Ação Cultural – 2010. Em 2011, o espetáculo “Paranoia” foi  indicado pelo Guia da Folha como uma das melhores estreias e ficou entre os 5 finalistas do Prêmio Governador do Estado de São Paulo.

Oficina

Além da apresentação do espetáculo,  o público pode participar da oficina de dança contemporânea que será ministrada pelos bailarinos da Companhia, gratuitamente, 25 (sexta) e 26 (sábado), das 16h às 18h.

Será desenvolvido um aquecimento corporal com base em elementos da dança contemporânea. Em seguida, serão propostos jogos cênicos e exercícios que transitem pela relação entre dança e literatura, proposta abordada no processo de criação de “Paranoia”. Improvisação e células de composição serão trabalhadas.

Sobre a Companhia de Danças de Diadema

Criada pela iniciativa da Prefeitura do Município de Diadema e pela bailarina e coreógrafa Ivonice Satie, a Companhia de Danças de Diadema ganhou destaque  pelo seu caráter inovador.  Além do trabalho artístico reconhecido no Brasil e  internacionalmente, os bailarinos atuam como artistas-orientadores no Projeto Oficinas – Difusão e Acesso  à Dança. Abraçando como uma de suas missões o trabalho sociocultural, por meio do ensino da dança e da descoberta do corpo como forma de expressão, os bailarinos interagem, trocam, possibilitam, através da arte. Ministram semanalmente, nos centros culturais de Diadema, oficinas de danças em diversas modalidades, para crianças a partir de 7 anos, adolescentes, jovens, adultos, melhor idade e PNEs.

SERVIÇO
Paranoia com a Companhia de Danças de Diadema
Datas: de 24, 25, 26 e 27 de janeiro de 2013
Horário: de quinta-feira a domingo, às 19h30
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111
Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência)
Capacidade: 80 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação etária 14 anos
Oficina de Dança Contemporânea: 25 e 26 de janeiro (sexta-feira e sábado), das 16 às 18h, 30 vagas
Informações e agendamento para a oficina – Tel: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 10 janeiro, 2013 16:04


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook