Festival Música nas Montanhas apresenta concerto com Orquestra Norte-Americana

A agenda da 14ª edição do Festival Música nas Montanhas apresenta, na noite desta quarta-feira (09), um concerto que promete ser um dos pontos altos do evento. Com um programa que mescla lirismo a virtuosidade, a Orquestra de Câmara da Universidade de Dakota do Norte (UND Chamber Orchestra), nos Estados Unidos, é a grande atração da série de concertos noturnos. O concerto acontece às 20h30, no Teatro Municipal da Urca, com entrada franca.

Mais cedo, o evento dá início à outra série de apresentações, a de Concertos Especiais. Destinada a inserção sócio-cultural, a iniciativa leva música a locais onde dificilmente o público teria condições de acesso ao repertório erudito. Asilos, igrejas, hospitais e outros espaços diferenciados tornam-se palco das apresentações. Com um programa especial para violoncelo, a apresentação especial acontece às 15h, na Casa de Apoio da Associação do Voluntariado Contra o Câncer (AVOCC).

De acordo com o psicólogo responsável pela instituição, Marcelo Leme, iniciativas assim são de valor inestimável e grande contribuição terapêutica.

“Uma das maiores demandas dos pacientes que ficam tanto tempo ociosos na Casa de Apoio é a música. Sempre quando um estagiário ou voluntário aparece e oferece qualquer trabalho relacionado à música, eles vibram. Fazem isso porque ela, igualmente a outras formas de arte, remete a muitas coisas. A possível nostalgia, que as composições e melodias causam, é de alguma forma terapêutica pela própria representação significativa causada em cada um. Impulsiona memórias, além de ser integradora, aproximando todos e divertindo em comunhão. A arte de forma geral é brilhante e creio que determinante para o tratamento e também para a vida. Neste sentido, a iniciativa do Festival contribui de maneira muito importante para o trabalho que realizamos junto a esses pacientes”, informou.

As apresentações da série de concertos especiais, sempre marcadas pela emoção, acontecem desde a primeira edição do Festival, há 14 anos. Na quinta-feira (10), às 14h30, a série de Concertos Especiais leva um grupo de flautas ao asilo Vinhas do Senhor.

SERVIÇO
Orquestra de Câmara da Universidade de Dakota do Norte (UND Chamber Orchestra)
Data:
09/01 às 20h30
Local: Teatro Municipal da Urca
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n – Centro – Poços de Caldas – MG

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *