Companhias de teatro Grupo XIX e Espanca apresenta “Marcha para Zenturo” na Caixa Cultural Rio

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 3 janeiro, 2013 15:08

Companhias de teatro Grupo XIX e Espanca apresenta “Marcha para Zenturo” na Caixa Cultural Rio

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 10 a 20 de janeiro de 2013, “Marcha para Zenturo”, espetáculo teatral do Grupo XIX, de São Paulo, e do Espanca!, de Belo Horizonte. As duas companhias teatrais se uniram para a criação de um único trabalho, sobre a história de um grupo de amigos que se reencontra para celebrar o ano novo. O reencontro detona lembranças e reflexões sobre como o tempo transcorreu em suas vidas. A montagem tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Com texto da mineira Grace Passô e direção do paulista Luiz Fernando Marques, a peça surgiu de um processo coletivo entre as duas companhias, resultado de uma vivência e convivência complexa, onde a intimidade, os procedimentos e as visões das duas companhias se escancararam na generosa experiência de encontrar, reconhecer e criar com o outro. “A sala de ensaio tornou-se a arena de um encontro estético e político onde o exercício da diferença, o olhar sobre o outro e a atração do desconhecido se revelam como força não só para a realização de um projeto de arte, mas, sobretudo, para a possibilidade de pensar o homem e as relações que ele estabelece na diferença e na igualdade”, explica Marques.

O espetáculo “Marcha para Zenturo” foi indicado ao prêmio Usiminas/Simparc 2011 nas categorias de melhor texto, cenário, iluminação e figurino.

Sobre os grupos

Espanca!

Sediado em Belo Horizonte, o grupo foi fundado em 2004 e desde então concebeu projetos e trabalhos ancorados na busca por uma arte contemporânea que reavalie ética e conceitualmente sua linguagem. Com os espetáculos “Por Elise”, “Amores surdos”, “Congresso Internacional do Medo” e “Marcha para Zenturo”, o grupo criou, em parceria com artistas de linguagens distintas, um repertório de trabalhos originais, com peças escritas por Grace Passô. “O líquido tátil”, mais recente espetáculo do grupo, foi dirigido e escrito pelo argentino Daniel Veronese. Entre os prêmios e indicações já recebidas pelo grupo, estão o Prêmio Shell SP, o Sesc SATED (MG), o SINPARC (MG), o Qualidade Brasil e o APCA.

Grupo XIX

Nascido na efervescência do movimento de teatro de grupo na cidade de São Paulo, o Grupo XIX realiza, desde 2001, um trabalho contínuo. Com suas primeiras peças – “Hysteria”, “Hygiene” e “Arrufos” – o grupo consolidou a perspectiva de um trabalho colaborativo tendo como eixos de criação a pesquisa temática e o desenvolvimento de uma dramaturgia própria, a intervenção e exploração de prédios históricos como espaços cênicos e a interatividade como elementos narrativos fundamentais da dramaturgia.

SERVIÇO
Espetáculo “Marcha para Zenturo”
Duração: 1h20
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues
Endereço: Av. República do Chile, 230, Anexo – Centro (Metrô: Próximo à estação Carioca)
Data: De 10 a 20 de janeiro de 2013 (quinta-feira a domingo)
Telefone: (21) 2262-8152
Horário: 19h
Ingressos: R$ 5,00 (inteira). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 3 janeiro, 2013 15:08


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook