Music Video Festival (m-v-f) traz exposição, palestras e exibições de videoclipes ao MIS

A partir de 12 de dezembro, o MIS recebe a primeira edição do Music Video Festival (m-v-f), evento realizado em parceria com a Cinnamon Comunicação, FLUX e Inker Agência Cultural.

O projeto apresenta uma programação com exibição de videoclipes, filmes sobre música, DJ sets, bate-papos com convidados nacionais e internacionais, além da exposição inédita no Brasil Spectacle: the music video, que explora o videoclipe como uma importante e influente forma de arte na cultura contemporânea. Montada originalmente no Center of Contemporary Arts de Cincinnati (EUA), a exposição tem curadoria de Jonathan Wells e Meg Grey Wells (do estúdio Flux, em LA) e consultoria de Duda Leite para o conteúdo nacional. Confira a programação do m-v-f:

  • Spectacle: the music video – exposição itinerante internacional com ambientes imersivos, fotografia, apresentações de vídeos, objetos e instalações interativas, que ocupará o primeiro e segundo andar.
  • Festival (m-v-f) – um dia dedicado ao festival, com video screenings, palestras e atividades e premiações envolvendo convidados brasileiros e internacionais, dia 19 de janeiro.
  • M-v-f Heineken screenings – uma programação semanal com conteúdo inédito, documentários, programas relacionados ao videoclipes – 13 e 20 de dezembro e  19 e 24 de janeiro (esta última sujeita a alteração).

Exposição

Destaque do Festival, Spectacle: the music vídeo estreou em Março desse ano no Contemporary Arts Center (Cincinnati, EUA). Essa é a primeira exposição do gênero no Brasil, que pretende mostrar o videoclipe por meio de facetas diversificadas e detalhadas, utilizando ambientes imersivos, fotografia, apresentações de vídeos, objetos e instalações interativas.

Spectacle traz exemplos importantes da história do videoclipe musical, dos pioneiros e mestres da MTV, que sabiamente usaram esse veículo para definir sua identidade junto ao público (como as bandas Devo, Beastie Boys e a cantora Madonna) a artistas mais recentes como OK GO e Lady Gaga, entre outros. São cerca de 350 vídeos exibidos em telas de TV e projeções, além de objetos usados na gravação de clipes icônicos. A exposição também revela as contribuições importantes do videoclipe em outras áreas – muitas técnicas de filmagem que prevalecem até hoje foram testadas primeiro em vídeos musicais. E algumas das personalidades cinematográficas mais inovadoras do cenário atual (David Fincher, Michel Gondry, Spike Jonze, Mark Romanek e outros) desenvolveram sua assinatura pessoal através da experimentação com videoclipes.

Para a montagem em São Paulo, o consultor Duda Leite selecionou clipes nacionais para integrarem o conteúdo internacional, incluindo trabalhos comoDylan Sings Bowie, do Jumbo Elektro, Made in Japan, do Pato Fu, Ex-quadrilha da fumaça, do Planet Hemp, entre outros. Algumas raridades também estão sendo consideradas, como o clipe “América do Sul”, de Ney Matogrosso, considerado o primeiro videoclipe exibido na TV brasileira. Duda é cineasta, jornalista e curador, com passagens nos canais Eurochannel, HBO e VH1,  créditos de direção do  “cult” “Serial Clubber Killer” e do longa-metragem “Tikimentary – Em Busca do Paraíso Perdido”.

Festival

Festival (m-v-f) será um dia inteiro (19 de janeiro) dentro da programação do Music Video Festival (m-v-f) dedicado a exibições de conteúdos de clipes inéditos, painel de debates com convidados especiais do Brasil e do exterior, alem prêmios para profissionais e talentos emergentes. Jerry Casale da banda Devo e o jovem talento Kahlil Joseph já estão confirmado para a primeira edição do m-v-f. Casale é vocalista, baixista e tecladista do Devo e foi responsável pelos videoclipes da banda – bastante modernos para a época – desde os anos 70 até hoje. Ainda dirigiu clipes de outras bandas importantes tais como “I’ll Stick Around”, do Foo Fighters (de 95) e filmes de comerciais. Já Kahlil Joseph chamou recentemente a atenção da mídia especializada com seu trabalho poderoso para a música “Until The Quiet Comes”, do Flying Lotus, assim como sua colaboração com o cantor brasileiro Seu Jorge e outros novos trabalhos que serão exibidos no festival. Joseph é aclamado como um dos melhores filmmakers tanto na área de videoclipes, como no cinema.

m-v-f Heineken Screenings

Como complemento da exposição e do festival, m-v-f Heineken Screenings terá noites exclusivas dedicadas a filmes independentes e avant-garderelacionados ao tema musical, inéditos em São Paulo. Cada experiência será única e consistirá na première de um filme, seguido de DJ sets ou bate-papos com os artistas.

SERVIÇO
Music Video Festival (m-v-f)
Data: 12.12.12 a 27.01.13
Horário: terças a sextas, das 12 às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11 às 20h
Local: Espaço Expositivo 1º e 2º andar, Espaço Redondo (1º andar) e Auditório MIS
Ingresso da exposição: R$4 (inteira), R$2 (meia). Menores de cinco anos não pagam
Ingresso M-v-f Screenings: gratuito (sujeito à lotação da sala – retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS)
Classificação: livre

Museu da Imagem e do Som de São Paulo – MIS-SP
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Informações: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *