Club Transatlântico expõe Projeto Afinidades de Michael Arantes Müller

Entre os dias 6 de dezembro e 31 de janeiro, o Club Transatlântico expõe o projeto Afinidadesdo artista plástico alemão Michael Arantes Müller, responsável pelo desenvolvimento de um trabalho gráfico que tem como foco o intercâmbio entre as culturas teuto-brasileiras, que deu origem ao calendário Brasil – Alemanha 2013.

Para compor o projeto, Müller usou vários estilos como “Bauhaus” e arte concreta, além de inspirações musicais, como as “Bachiannas Brasileiras”, encontros literários, como o de Anna Seghers com Jorge Amado e ainda relações históricas como “História Verdadeira” ou “Flora Brasiliensis”.

As gravuras originais, que compõem a mostra, têm a medida de 60 x 30 cm, e foram impressas em papel couché 170g m2 na Prensa Manuel de Joelho nº 309 da Firma W. A. Ales/Leipzig do ano de 1902, numa edição exclusiva de 300 exemplares.

O calendário é impresso com os desenhos correspondentes em papel transparente e é encadernado entre as folhas das gravuras. Desta forma é possível separar as gravuras e emoldurar os trabalhos um a um. Todas as folhas são numeradas e assinadas.

Michael Arantes Müller tem uma ligação muito intensa com o Brasil há quase 20 anos. Ele criou o projeto “GRÜN”, pelo qual foi homenageado com o Mérito Cultural do Ministério da Cultura do Brasil. Ele também foi o primeiro artista alemão a expor individualmente no Museu Nacional de Brasília (2009 “Sem Muros”).

vernissage será realizado no dia 6 de dezembro, às 19h30 e contará com a presença do artista. Participação especial do pianista Rafael Topázio Muricy, graduado e mestrando pela UFBA – Universidade Federal da Bahia. Dentre os diversos festivais que participou, estão os Seminários Internacionais de Música da UFBA, Festival Internacional de Brasília (CIVEBRA), Festival Internacional Música nas Montanhas (Poços de Caldas-MG) e o Festival Internacional de Ouro Branco-MG. Em 2007 participou da gravação de um álbum com peças de compositores baianos.

SERVIÇO
Exposição do Calendário Brasil-Alemanha 2013 – Projeto Afinidades
Data: 06 de Dezembro a 31 de Janeiro | Segunda à Sexta-feira | das 9h às 22h
Local: Club Transatlântico
Endereço: Rua José Guerra, 130 – Chácara Santo Antônio
Todas as obras estarão à venda
Outras Informações: 2133-8606 ou cultural@clubtransatlantico.com.br
Estacionamento no local: R$ 13,00 o período

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *