Filme Colegas será exibido em Brasília durante evento sobre Direitos Humanos

COLEGAS, longa-metragem dirigido por Marcelo Galvão e protagonizado por três atores com síndrome de Down, vai ser exibido em uma sessão especial para 1.500 delegados dos direitos humanos em Brasília. A projeção vai acontecer no dia 04 de dezembro durante a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O longa-metragem contribuirá com as discussões do evento que traz o tema “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: novas perspectivas e desafios”.

Produzido pela Gatacine, COLEGAS vem conquistando as plateias por onde passa, tanto no país como no exterior. Em todas as exibições, o filme foi aplaudido de pé ao final e várias vezes durante a projeção.

Recentemente, o longa venceu o prêmio de Melhor Filme no festival de cinema International Disability Film Festival Breaking Down Barriers em Moscou (Rússia) e o prêmio de público no Festival del Cinema Latino Americano di Trieste (Itália). Além disso, foi exibido no Red Rock Film Festival (Utah, EUA).

No Brasil, o filme já tinha conquistado o prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro, Melhor Direção de Arte e prêmio especial concedido pelo júri a cada um dos três protagonistas durante o Festival de Gramado 2012. Além disso, venceu o prêmio de Melhor Filme Brasileiro e Troféu Juventude – ambos eleitos pelo público da 36a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

No cenário não-competitivo, o longa-metragem foi aclamado no Amazonas Film Festival e no Festival do Rio (mostra hors concours).

Distribuído pela Europa Filmes, COLEGAS tem previsão de lançamento para o dia 1º de março de 2013.

SOBRE O FILME

Colegas é uma divertida aventura que trata de forma poética coisas simples da vida, através dos olhos de três personagens com síndrome de Down. Eles são apaixonados por cinema e trabalham na videoteca do instituto onde vivem. Um dia, inspirados pelo filme “Thelma & Louise”, resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de três sonhos: Stalone (Ariel Goldenberg) quer ver o mar, Aninha (Rita Pokk) quer casar e Márcio (Breno Viola) precisa voar. Nesta busca, se envolvem em inúmeras aventuras como se tudo não passasse de um maravilhoso sonho.

Filmado na região de Paulínia, São Paulo, sul do Brasil e Argentina, Colegas traz também nomes como Lima Duarte, Leonardo Miggiorin, Marco Luque, Juliana Didone, Christiano Cochrane, Daniele Valente, Otavio Mesquita, Germano Pereira, Nill Marcondes, Thogun, além de contar com mais 60 jovens com síndrome de Down no elenco de apoio.

O longa-metragem venceu o prêmio de melhor roteiro do Festival de Paulínia (2008) por decisão unânime, o Edital de Fomento à Cultura do Estado de São Paulo (2008), também por decisão unânime, o Edital de Paulínia (2010) e o edital da Petrobras (2010). Conta com o patrocínio da Petrobras, Invest Image Caixa Seguros, Sabesp, Neoenergia, Polo Cinematográfico de Paulínia, AkzoNobel, Net, KSB, Docol, Eaton, Libbs, Locaweb, CVC, Ferro + e Senac.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *