Atores formados pelo Cefar questionam a busca de identidade em espetáculo interativo

Turma com 16 atores recém-formados pelo curso profissionalizante de teatro do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar) estreiam no próximo dia 7 de dezembro o espetáculo “Play Me”, que conta com apresentações nos dias 8, 9, 14 e 15, no Teatro João Ceschiatti. Nas sextas-feiras (7 e 14) e sábados (8 e 15),as apresentações acontecem em duas sessões: às 20h e 22h. Já no domingo (9), o espetáculo é apresentado às 19h e 21hA entrada é gratuita. Os ingressos podem ser retirados na porta do teatro, com uma hora de antecedência. 

Por se tratar de um espetáculo interativo, “Play Me” terá apresentações on line nos dias 12, 13 e 16 de dezembro. Na quarta e quinta-feira (12 e 13),  acontece às 22h e no domingo (16), às 20h. Nessas apresentações, transmitidas pelo site www.artetransversal.com, a visualização deve ser realizada por meio de conexão na internet, com taxa mínima de 500 KBps, além de realizar download com auxílio da ferramenta Flash Player.

Ao fazer uso de ferramentas do vídeo-game, do teatro e do cinema, o espetáculo resulta do trabalho de pesquisa do diretor Rodrigo Campos, baseado no projeto “Arte Transversal”, que investiga o potencial da performance e do vídeo como linguagens transversais e explora a internet como meio de exposição, reprodução, transmissão e interação em videoperformance. O espetáculo possui dramaturgia de Marina Viana e Rodrigo Campos.

“Play me” narra a busca de identidade de Vic, através de uma série de encontros em uma casa. O protagonista é testado por diferentes pessoas, que o instigam sobre sua real personalidade, já que cada habitante dessa casa enxerga em Vic uma persona diferente. Além dessa busca, o espetáculo questiona se esse protagonista pode ser aceito e reconhecido por aqueles que o cercam.

Ao se basear numa busca de identidade, aparentemente, sem resposta, “Play Me” interroga o próprio público sobre quem é esse protagonista. Vic também pode ser tido como um avatar, já que a sua trajetória é determinada conforme as interações do espectador nas apresentações realizadas tanto no teatro como on line. Ou seja, o espectador é também um jogador e, para o diretor Rodrigo Campos, um coautor.

“Esse trabalho aborda a questão das múltiplas identidades experimentadas por um sujeito, ou projetadas nele, à medida que se relaciona com pessoas diferentes e assume papéis distintos. O sujeito que, a fim de ser aceito, reconhecido pelo outro, acaba se tornando um outro, ou muitos outros”, afirma Rodrigo Campos.

Sobre o Centro de Formação Artística (Cefar)

Sediado no Palácio das Artes, o Cefar oferece cursos de dança, teatro e música, sendo referência em Minas Gerais no desenvolvimento artístico de jovens talentos e profissionais. Além dos cursos regulares, oferece ainda oficinas e cursos livres destinados à capacitação, qualificação, aperfeiçoamento e atualização de profissionais da arte e da cultura. Desenvolve também projetos como a Big Band Palácio das Artes, o Grupo de Choro Palácio das Artes, o Ballet Jovem Palácio das Artes e o Coral Infantojuvenil Palácio das Artes, que possuem uma agenda permanente de apresentação ao público.

SERVIÇO
“Play Me” | FormAção 2012 – Montagem cênica  do 3º ano profissionalizante do curso de teatro do Cefar

Teatro João Ceschiatti
Datas: 7, 8, 9, 14 e 15/12
Horários: Sexta-feira – 20h e 22h
Sábado – 20h e 22h
Domingo – 19h e 21h
Local: Teatro João Ceschiatti
Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537 – piso inferior
Duração: 1h30
Classificação etária: 18 anos
Entrada gratuita, com retirada dos ingressos na porta do teatro, com uma hora de antecedência. 
Informações para o público: 3236-7400 / www.fcs.mg.gov.br
Internet – www.artetransversal.com

Datas: 12, 13 e 16/12
Horários: Quarta e quinta-feira – 22h
Domingo – 20h
Duração: 1h30
Classificação etária: 18 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *