Grupo Camerata Erudita faz apresentação gratuita na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Dia 01 de dezembro de 2012, às 18hs, o grupo paulistano Camerata Erudita faz concerto gratuito de obras de compositores internacionais na Oficina Cultural Oswald de Andrade, com regência do maestro Miguel Forte. O grupo tem como prática convidar solistas para suas apresentações e no próximo concerto haverá a participação do contrabaixista Sanderson Cortez Paz.

O repertório atual da Camerata Erudita é composto pelas obras Adágio para Cordas – Samuel Barber, Concerto nº 2 em Mi Maior para Contrabaixo e Orquestra – Karl Ditters Von Dittersdorf (Solista Sanderson Cortez Paz) e Sinfonia nº 3 em Mi Menor para Cordas – Felix Mendelssohn.

Repertório

Adágio para Cordas – Samuel Barber

Samuel Osborne Barber (9 de março de 1910 – 23 de janeiro de 1981) foi um compositor americano do período moderno. Sua obra contempla obras para Orquestras , Óperas , Coro, Piano, entre outras. Ele é considerado um dos compositores mais célebres do século 20. Seu famoso Adágio para Cordas, escrito em 1936, ganhou um lugar permanente no repertório das mais importantes Orquestras de todo mundo.

Concerto nº 2 em Mi Maior para Contrabaixo e Orquestra – Karl Ditters Von Dittersdorf

Solista: Sanderson Cortez Paz

Karl Ditters Von Dittersdorf (2 de novembro de 1739 – 24 de outubro de 1799), foi um importante compositor e violinista austríaco do período clássico. Sua obra contempla várias Sinfonias, Concertos, Óperas, Música de Câmara, Música Sacra, entre outras. Entre elas destacasse o famoso Concerto nº 2 em Mi Maior para Contrabaixo e Orquestra.

Sinfonia nº 3 em Mi Menor para Cordas – Felix Mendelssohn

Felix Mendelssohn (3 de fevereiro de 1089 – 4 de novembro de 1847) foi um compositor alemão do início do período romântico. Algumas das suas mais conhecidas obras são: A suíte Sonho de uma Noite de Verão (que inclui a famosa Marcha Nupcial), dois Concertos para Piano, o Concerto para Violino, cerca de 100 arranjos para piano e os Oratórios Paulo e Elijah, entre outras. A Sinfonia nº 3 em Mi Menor para Cordas, faz parte de um conjunto de 12 Sinfonias escritas por Mendelssohn para esse tipo de formação. Essas obras foram inicialmente ignoradas por mais de um século, mas agora são gravadas e executadas em muitos concertos pelo mundo.

SERVIÇO
Grupo Camerata Erudita
Data: Dia 01 de dezembro de 2012, às 18hs
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Telefone: 11 3222 2662
Lotação: 90 lugares
Duração: 50 minutos
Recomendação livre
Entrada franca – retirar os ingressos com meia hora de antecedência

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *