Casa de Cláudio de Souza recebe mostra de leituras em homenagem a Sylvia Orthoff

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 30 novembro, 2012 13:08

Casa de Cláudio de Souza recebe mostra de leituras em homenagem a Sylvia Orthoff

Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga realizará, pelo segundo ano consecutivo, a sua Mostra de Leituras na Casa de Cláudio de Souza (Museu Imperial/Ibram). O evento, que está em sua sexta edição, acontece no dia 04 de dezembro, às 15h, com entrada franca.

A atividade faz parte do projeto “Paiol de Histórias” e reunirá dez crianças para uma homenagem aos 80 anos da escritora Sylvia Orthoff. Será apresentado em teatro um texto adaptado do livro “Ervilina e o Princês”, além de poesias da obra “Ponto de Tecer Poesias”, ambos de Orthoff.

É o segundo ano consecutivo em que a Mostra de Leituras é realizada na Casa de Cláudio de Souza. Em 2011, as crianças do projeto apresentaram leituras de Manuel Bandeira, Roger Mello e Ariano Suassuna, entre outros, teatro, música e brincadeiras do folclore brasileiro.

Projeto Paiol de Histórias

Coordenado pela pedagoga e musicista Francisca Valle, o “Paiol de Histórias” funciona no sítio Boa Liga, da escritora de literatura infantil Lygia Bojunga, em Pedro do Rio. Atendendo a crianças e adolescentes de baixa renda, o projeto tem como proposta oferecer a oportunidade para perceber o quanto a leitura pode fazer bem na formação da cidadania. Suas atividades buscam estreitar o convívio social e com a natureza, através de contação de histórias, rodas de leitura, dramatização e interpretação de textos. O Paiol de Histórias é um dos projetos da Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga.

A Casa de Cláudio de Souza

Em 1956, a viúva de Cláudio de Souza, dona Luísa, doou sua casa de veraneio, junto com seu acervo, ao Museu Imperial. Hoje, o espaço funciona como um centro cultural dedicado ao seu antigo proprietário.

A Casa fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. O espaço – que conta com uma exposição permanente, exposições temporárias e uma biblioteca especializada em literatura e artes, além de eventos culturais – está aberto à visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato através do telefone (24) 2245-3418 ou do e-mail: mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

SERVIÇO
6ª. Mostra de Leituras do projeto “Paiol de Histórias” – Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga
Data: 04 de dezembro de 2011 – 15h
Local: Casa de Cláudio de Souza
Entrada franca

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço:
Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 30 novembro, 2012 13:08


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!