Garotas Suecas estreia clipe de “Alma”

Com direção de Pedro Knoll e John Evans, o Garotas Suecas acaba de lançar o clipe derradeiro do LP e CD Escaldante Banda.

Alma” sucede vídeos de sucesso como “Banho de Bucha” (2011), estrelado por Jacaré (ex-É o Tchan) e “Não Se Perca Por Aí” (2012), que concorreu a Clipe do Ano na mais recente edição do VMB, e junta-se à elaborada vídeo-grafia do quinteto de São Paulo – “Bugalu” (2010), “Codinome Dinamite” (2009) e “Corina” (2007) chamaram atenção por sua estética inovadora e chegaram às paradas da MTV.

Com sobreposições de imagens, cenas e cores, “Alma” começou a ser gravado em 2010, logo após o lançamento do álbum de estreia da banda, o que explica a participação do ex-guitarrista Sergio Sayeg em algumas cenas – o músico deixou o Garotas Suecas em 2011 a fim de viver nos Estados Unidos.

Encontro com a lenda

A música, composta por Sayeg, há um mês ganhou surpreendente releitura na voz de Elza Soares, por meio da série de vídeos Meet the Legends, organizada pela Ray-Ban em parceria com a VICE. O encontro da diva do samba com os jovens paulistanos teve supervisão do produtor musical Daniel Ganjaman. O resultado está no site noisey.com.

Gravando

Enquanto promove o clipe de “Alma” em sua versão original, o Garotas Suecas trabalha no próximo disco, previsto para o primeiro semestre de 2013. Ainda sem título, a obra deve ter 12 canções. Algumas já aparecem em shows do grupo, como “Charles Chacal”, “Manchetes da Solidão” e “New Country”.

Ainda que em estúdio, o quinteto segue com a agenda de shows movimentada. Neste mês, é anfitrião do trio Bigbang, da Noruega, em turnê no estado de São Paulo. As próximas apresentações são em Bauru (Sesc, 21/11), na capital paulista (Beco SP, 22/11) e em São Carlos (Sesc, 28/11).

Escaldante Banda

Considerado um dos melhores discos de 2010 pela imprensa brasileira, o álbum rendeu ao Garotas Suecas repercussão mundial. Elogiado por publicações como os jornais The New York Times e El País, e a revista Spin, o grupo fez três turnês internacionais – uma nos EUA e duas na Europa – e passou por festivais de música como South by Southwest (Austin), Primavera Sound (Barcelona) e Planeta Terra (São Paulo). Em 2011, levou o troféu “Experimente” do Prêmio Multishow e esteve entre os finalistas da categoria Melhor CD Popular do Prêmio Bravo! Prime de Cultura. Nos EUA,Escaldante Banda ganhou edição da gravadora American Dust, da Califórnia; na Europa, a obra recebeu distribuição da Vampi Soul Records, um dos maiores selos de soul music do mundo.

Formado em 2005 por Guilherme Saldanha (voz), Irina Bertolucci (teclado), Tomaz Paoliello (guitarra), Fernando Machado (baixo) e Nico Paoliello (bateria), o grupo ficou conhecido por reprocessar influências de ritmos negros americanos (rock, funk e soul) a partir da tradição antropofágica brasileira (o tropicalismo dos Mutantes, a fase roqueira de Roberto Carlos e o groove de Tim Maia). Assim como a veterana banda psicodélica formada por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sergio Dias nos anos 60, o Garotas Suecas conseguiu êxito fora do Brasil cantando na língua pátria, sem ficar restrito a círculos de imigrantes saudosos ou à carnavalização da cultura brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *