Coldplay | Banda anuncia turnê de divulgação do Mylo Xyloto pela América Latina

Os britânicos do Coldplay devem amar mesmo o Brasil. Depois do sucesso do disco e da turnê “Viva La Vida or Death And All His Friends”, que por sinal visitou o Brasil em 2010, a banda voltará ao país em 2013 para divulgar seu último disco lançado, “Mylo Xyloto”. Sim, preparem os bolsos para a turnê!

Nesta terça-feira, 13, uma nota foi divulgada no site oficial: “Boa noite. Estamos extremamente felizes em anunciar que o Coldplay vai estar na América Latina em fevereiro de 2013 para fazer shows no Brasil, Argentina, Chile e México“. A banda, premiada com sete Grammy Awards, se apresentará em São Paulo em 5 de fevereiro, terça-feira, no Estádio do Morumbi; dia 7 de fevereiro, quinta, em Porto Alegre, no Estádio do Zequinha. A venda dos ingressos da turnê de divulgação do Mylo Xyloto se dará pelo site da Tickets for Fun e terá início em 21 de novembro. Stay tuned!

UPDATE – Sinto jogar água no seu suco de maracujá, mas ao meio dia desta sexta-feira, exatamente o mesmo horário que a Frequência Não Modulada é postada, foi divulgada nota no site oficial do Coldplay dizendo que a turnê pela América Latina foi CANCELADA devido a circunstâncias inesperadas. Leia o comunicado abaixo:

Com muita tristeza nós fomos forçados a adiar a nossa recém anunciada tour na América Latina devido a circunstancias inesperadas. Pedimos desculpas a todos que estavam esperando pelos shows e torcemos para que novas datas sejam anunciadas em breve. Carinhosamente, Coldplay

Bem, a seção “serviço de informação” acabou por hoje. Com a vinda da turnê ao Brasil, nada mais oportuno do que falar brevemente sobre o último álbum (sim, excelente desculpa, não acham?), o Mylo Xyloto, que é meio que diferente do que eles já fizeram antes, porém com alguns elementos mantidos. De acordo com a banda, o quinto disco de estúdio deles é uma mistura de todas as fases que eles já vivenciaram juntos, com diferentes sentimentos.

De acordo com o baterista, Will Champion, a proposta anterior do disco era que ele seria completamente acústico, intimista, reflexivo. Mas quando surgiu “Paradise”, todos eles perceberam que não conseguiriam focar em uma coisa só.

O disco, em si, tem um conceito. O álbum é baseado numa “história de amor com final feliz”, que se passa num meio ambiente opressivo e distópico. Conta a história de dois protagonistas, Mylo e Xyloto, que se conhecem numa gangue chamada “Os Garotos Perdidos” e se apaixonam. As letras do disco foram inspiradas pelo graffiti americano dos anos 70, além do movimento de resistência ao Nazismo, o Rosa Branca. E não é de hoje que eles usam a arte como ilustração das suas idéias. Vide o Viva La Vida or Death And All His Friends, que usa a pintura de Eugene Delacroix, “A Liberdade Guiando o Povo”, que retrata a Revolução de Julho de 1830: a queda do Rei Carlos X do poder.

Chris Martin, o frontman, declarou que o Mylo Xyloto é realmente um “álbum esquizofrênico”. Não apenas no título dele, que em grego, quer dizer “moinho de madeira”. A razão do título reflete a variação de tons, ressaltando a capacidade do álbum de soar diferente a cada música que passa. O objetivo do disco é justamente esse: refletir nas canções todas as sonoridades que a banda ouve e ama. Confira os singles do álbum abaixo:

Mylo Xyloto vendeu, na primeira semana de lançamento, 447 mil cópias e debutou em 1º lugar no chart da Billboard 200. Foi o terceiro álbum a figurar o topo da lista, assim como  X&Y (2005) e Viva La Vida or Death And All His Friends (2008). O disco foi bem recebido pela crítica e vendeu 908 mil cópias no Reino Unido, sendo um dos discos mais vendidos de 2011. E superou o disco solo de Noel Gallagher, ex-Oasis, que vendeu 492 mil cópias. No mundo, o álbum teve cerca de 6 milhões de cópias vendidas.

O disco também foi transformado numa história em quadrinhos. A HQ terá seis partes no total e a primeira foi apresentada na Comic-Con deste ano em San Diego, na Califórnia. Publicado pela Bongo Comics Group, o primeiro volume foi desenhado por Alejandro Fuentes e roteirizado por Mark Osbourne. Os outros volumes serão lançados mensalmente a partir de fevereiro de 2013. Conta a história de Mylo Xyloto, uma jovem silenciadora que está em guerra “contra o som a cor” do mundo de Silencia.

Hurts Like Heaven, o quinto single do disco, serve justamente pra divulgar a série da história em quadrinhos. O clipe se trata de um casal de outro planeta que se rebela contra uma ditadura. Assista o clipe abaixo:

Mylo Xyloto é uma explosão de cores, de nuances. Não dá pra definir ao certo o som deste álbum. É um álbum interessante, mas não o melhor da banda. Mas que cumpre o requisito, ah… isso cumpre. É isso. Coldplay no Brasil no ano que vem. Todos felizes e contentes. Mas se você quer ter uma idéia de como a turnê será, você em breve poderá comprar o DVD da turnê Mylo Xyloto, que chega às lojas no dia 19 de novembro. Uma espécie de aquecimento, néam? Falta pouco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *