“GINÁSTICA SELVAGEM” se apresenta na Programação do Ninho Sansacroma de novembro

O espetáculo “GINÁSTICA SELVAGEM” se apresenta dias 10 e 11 de novembro de 2012, no Ninho Sansacroma, em São Paulo.

Falar sobre relacionamentos homoeróticos masculinos implica em falar sobre algo que desafia os paradigmas sociais tradicionalmente estabelecidos, razão pela qual, apesar de o tema estar cada vez mais presente na sociedade e na mídia, ainda ser frequentemente enfocado sob a perspectiva distorcida ou regida pelo preconceito.

“Ginástica Selvagem” busca investigar e dar continuidade aos possíveis desdobramentos da coreografia multimídia “Pistilo”. A pesquisa que deu origem a este novo espetáculo foi iniciada em 2009, com o projeto “Um outro que não eu mesmo”, cujo foco investigativo traçava possíveis conexões entre a dança contemporânea e a vídeo-arte para abordar os relacionamentos homoeróticos. “Ginástica selvagem” busca, na interface destas linguagens, os estados de deriva e desestabilização, como recurso para expandir a noção e os limites da percepção do corpo em relação a si mesmo, ao outro e na constituição de um possível ambiente relacional.

O tema homoerotismo é abordado neste espetáculo a partir de uma investigação sobre como as especificidades do universo homoerótico masculino – ainda bastante marcadas pelo preconceito e rejeição – moldam a aproximação e o relacionamento com o outro do mesmo sexo. Desta forma, as analogias entre corpo e desejo, corpo e imagem e corpo e afeto estão presentes no espetáculo, deparadas com questões como distanciamento, violência e sensualidade. O homoerotismo é abordado como uma atração erótica, mas também como amizade sublimada, admiração ou desejo.

O objetivo da mostra é colocar a periferia na rota cultural da cidade de São Paulo por meio uma programação de dança contemporânea de qualidade, mostrando que a cultura também respira fora dos grandes centros. A mostra é um retrato do  crescente movimento denominado “cultura periférica”, com sua linguagem própria e singular, porém, antenados no mundo. A programação segue até dezembro de 2012.

O projeto abarca curtas temporadas de espetáculos, oficinas e encontros com profissionais da área, e é contemplado pelo Prêmio Procultura de Programação de Espaço Cênico – Funarte – Ministério da Cultura.

SERVIÇO
“GINÁSTICA SELVAGEM”
Data:
dias 10 e 11 de novembro de 2012 – Sábado às 20h e domingo às 19h
Ninho Sansacroma:
Endereço: Rua Dr. Luís da Fonseca, 248 – Parque Maria Helena – Capão Redondo (100mts do Metrô Capão)
Duração: 45 Minutos
Classificação: 16 anos
Tel de informações: 11 5511-0055
Entrada franca

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *