Grupo Espanca! Apresenta “Amores Surdos” no CCBB Rio

Dirigido pela atriz e diretora Rita Clemente e com dramaturgia de Grace Passô, o segundo espetáculo do Grupo Espanca!, de Belo Horizonte (MG), dá continuidade às investigações da companhia. Em cena, a história de uma família composta por um pai ausente, uma mãe zelosa, um caçula com problemas respiratórios e outros dois filhos. “Amores Surdos”estreia no dia 7 de novembro no CCBB Rio, de quarta a domingo, às 19h, até 25 de novembro.

Mesmo quando está acordada, a família não se ouve, não se enxerga, não se percebe: reflexo de um cotidiano alienado por sua rotina. Mais que a dificuldade de relação entre pessoas de uma mesma família, a peça constrói uma metáfora da passagem para a vida adulta e a perda da inocência, e expõe as conseqüências dessa relação entre paredes.

Neste projeto, o Espanca! contou com a parceria de profissionais como a atriz e diretora Rita Clemente (Prêmios Sesc-Sated e Sinparc 2005 de Melhor Direção), a consultoria dramatúrgica de Adélia Nicolete, a direção vocal de Babaya, a preparação corporal das bailarinas Dudude Herrmann e Izabel Stewart, a cenógrafa e atriz Bruna Christófaro, o figurinista e designer Paolo Mandatti, os criadores de luz Edimar Pinto e Cristiano Araújo e o DJ Daniel Mendonça, também responsável pela trilha sonora de “Por Elise” (primeiro espetáculo do grupo).

Amores Surdos estreou na Mostra Oficial do 15º Festival de Teatro de Curitiba, em março de 2006, e participou dos principais festivais de teatro do país – Festival Internacional de Londrina, Riocenacontemporanea, FIT São José do Rio Preto, Festival Nacional do Teatro de Recife, Cena Contemporânea de Brasília, FIT Belo Horizonte e Porto Alegre em Cena. Cumpriu temporadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte. Seu projeto de criação foi vencedor do Prêmio Estímulo às Artes – Auxílio Montagem 2005, da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, e o espetáculo do 4º Prêmio Usiminas Sinparc de Melhor Texto e de Melhor Atriz (Grace Passô). Foi ainda indicado ao Prêmio Qualidade Brasil 2008 (em todas as categorias do teatro adulto) e ao prêmio Shell SP nas categorias Melhor Dramaturgia, Direção e Cenário.

O Espanca está no Rio de Janeiro para uma residência artística que seguirá até janeiro de 2013. Em outubro, apresentou “O Líquido Tátil”, no CCBB, e após a temporada de “Amores Surdos”, apresentará outras montagens na cidade: “Por Elise”, direção e dramaturgia de Grace Passô (Teatro Ipanema, de 14 a 23 de dezembro) e “Marcha para Zenturo”, fruto do encontro com o Grupo XIX de Teatro (Teatro Nelson Rodrigues, de 10 a 20 de janeiro).

SINOPSE

Uma família composta por um pai ausente, uma mãe zelosa e seus filhos. Mesmo quando acordados, eles não se ouvem, não se enxergam, não se percebem: reflexo de um cotidiano alienado pela rotina. Mais que a dificuldade de relação entre pessoas de uma mesma família, “Amores Surdos” fala da capacidade do homem de estar dormindo mesmo quando acordado e constrói uma metáfora da passagem para a vida adulta e a perda da inocência.

SERVIÇO
Espetáculo Amores Surdos – Grupo Espanca!
Datas da temporada: 07 a 25 de novembro – quarta a domingo
Horário: 19h
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos

Centro Cultural Banco do Brasil – Sala III
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro
Ingressos: R$6 inteira / R$3 meia
Tel: 38082020
Lotação: 120 lugares

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

One Reply to “Grupo Espanca! Apresenta “Amores Surdos” no CCBB Rio”

  1. Sensacional,inteligente um exercício teatral contundente como as relações interpretadas pelo grupo.
    Parabéns, direção excelente!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *