“Dante’s Purgatorio”, da Cia Guerreiro, estreia dia 01 de novembro, quinta, no Centro Ação da Cidadania

Chega a hora de Virgílio guiar Dante pelo purgatório. Dante’s Purgatoriosegunda parte da adaptação da obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri, pela Cia. Guerreiro, com direção de Jorge Farjalla, estreia dia 01 de novembro, quinta, no Centro Cultural Ação da Cidadania. Entrada franca, com público limitado a 30 pessoas.

Em 2011, o grupo estreou sua primeira versão da trilogia com Dante´s Inferno, que ficou em cartaz no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Objeto de pesquisa da Cia Guerreiro, A Divina Comédia é um poema épico e teológico dividido em três partes:Inferno, Purgatório e Paraíso. A obra chama-se “comédia” não pelo  seu sentido contemporâneo, “engraçado, que faz rir”, mas sim porque termina bem (no paraíso). É esse o sentido original da palavra comédia, em contraste com a tragédia, que terminava, em princípio, mal para os personagens. Escrito no século XlV, na Itália, o livro narra a história de Dante, que em certo ponto de sua vida, desgostoso com a humanidade, visita o inferno, o purgatório e o paraíso acompanhado de Virgílio, autor de Eneida, já então falecido. Obra de profundas reflexões filosóficas e espirituais,A Divina Comedia se tornaria um dos grandes clássicos da história da literatura.

A encenação

No purgatório, Dante sobe o grande penhasco que forma seu território, atravessando os sete terraços onde se expiam os sete pecados capitais. Nesta segunda parte da obra, a encenação da Cia traz a estrutura de uma procissão, tão conhecida por todos nós, seja ela de cunho religioso, vide a via sacra e as procissões de Corpus Christi, ou de cunho pagão, como os trios elétricos que guiam multidões em festas de carnaval. Durante todo o espetáculo, atores e espectadores irão percorrer os sete reinos do purgatório. Diferente do Inferno e do Paraíso que são perpétuos, o Purgatório é transitório, lá se chega e se pode sair através do arrependimento, das orações dos que ainda estão na terra, que auxiliam os que almejam a redenção divina. No Purgatório as almas têm esperança de alcançar o Paraíso.

Ipojucan Dias interpreta Virgílio e Jorge Farjalla, Lúcifer. João Monteiro, Anna Machado, Fernanda de Jesus, João Muniz, João Paulo Nóbrega, Lis Coelho, Loeni Mazzei, Luana Dickman, Paolo Sampaio, Raphaela Tafuri, V. Murici e Zímara se dividem no papel de Dante.

SERVIÇO
Espetáculo: Dante´s Purgatorio – segunda parte da obra A Divina Comédia – Cia Guerreiro
Local: Centro Cultural Ação da Cidadania
Endereço: Av. Barão de Tefé, 75 – Saúde/ RJ
Texto: Dante Alighieri
Direção: Jorge Farjalla
Categoria: drama/comédia
Elenco: Anna Machado, Ipojucan Dias, Fernanda de Jesus, João Monteiro, João Muniz, João Paulo Nóbrega, Jorge Farjalla, Lis Coelho, Loeni Mazzei, Luana Dickman, Paolo Sampaio, Raphaela Tafuri, V. Murici e Zímara.
Estréia: 01 de novembro, quinta
Temporada: de 01 a 07 e 27 a 30 de novembro
Horário: 20hs
Duração: 1h30min
Classificação: 18 anos
Gratuito

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *