Biblioteca infantil do Museu Imperial divulga programação de novembro

Em novembro, a biblioteca infantil Rocambole, do Museu Imperial/Ibram, terá uma programação voltada para a Semana da Música, o Dia Nacional da Alfabetização, o Dia Nacional da Cultura e o Dia do Inventor. Ao longo do mês, as crianças poderão participar de contações de histórias e oficinas criativas gratuitas.

No dia 14, às 14h30, haverá contação dos livros “Para Onde Pulou a Pulga?” e “Na Venda de Vera”, de Hebe Coimbra. As obras fazem parte da coleção “Tirando de Letra”, desenvolvida para reforçar, complementar e estimular os processos de alfabetização e letramento. Sem deixar de lado o caráter literário, cada obra ressalta uma letra do alfabeto e, bem ao gosto das crianças, privilegia o campo sonoro, explorando uma situação inusitada com rimas e ritmo.

Em homenagem à Semana da Música, será realizada leitura e exploração do livro “Carlos Gomes” (Coleção Crianças Famosas), de Nereide Santa Rosa e Angelo Bonito, que narra a história do maestro brasileiro Antonio Carlos Gomes. A atividade, que acontece no ia 21, às 14h30, será seguida de oficina de sensibilização musical.

Em 22 de novembro, às 14h30, será a vez de o Dia Nacional da Cultura ser lembrado, com a contação do livro “Etnias e Cultura”, de Nereide Santa Rosa. A obra integra a coleção Artes e Raízes, que se distingue pelo fato de discutir os temas propostos por meio de obras de artistas populares e eruditos, representantes de diferentes épocas e lugares. Com isso o leitor é levado a refletir sobre os temas da cultura popular. Após a leitura, as crianças participação de uma oficina de artes na qual poderão expressar, de forma criativa, algumas das nuances da identidade do povo brasileiro.

No dia 28, às 14h, a biblioteca oferece a exibição do desenho animado “A Festa da Música”, da Coleção Mini Einsteins. O filme conta a história de quatro amigos que embarcam em uma viagem até a surpreendente região selvagem ártica, onde as fadas dos instrumentos musicais pintam o céu com luzes brilhantes e coloridas. Na sequência da exibição, os alunos terão acesso livre ao acervo para uma rica experiência junto a livros e jogos.

O Dia do Inventor será comemorado no dia 29, às 14h30, com “hora do conto”, seguida de oficina criativa. As crianças conhecerão a obra “Leonardo da Vinci”, de Steve Augarde, que conta a história desse artista e inventor a partir da visão de Paolo, um menino de 10 anos que se torna seu aprendiz.

Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (24) 2245-7735, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

A Biblioteca Rocambole funciona às terças-feiras, das 14h às 17h, e de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. De quarta a sexta, na parte da tarde, o espaço abre para as atividades escolares agendadas. Seu acervo é composto por cerca de 500 títulos, entre os quais livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.

A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca:http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

SERVIÇO
Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça-feira, das 14h às 17h; de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2245-4182 / (24) 2245-4162
Agendamento para grupos escolares: (24) 2245-7735 (setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *