A leitura integra a programação do ciclo “7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores”, concebido por Eugênia Thereza de Andrade

O SESC Consolação apresenta no próximo dia 30 a leitura dramatizada de “Ensaio da Comuna”, baseada na peça “Os Dias da Comuna”, de Bertolt Brecht. A leitura integra a programação do ciclo “7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores”, concebido pela diretora teatral Eugênia Thereza de Andrade. A direção da leitura será de Sérgio Carvalho, da Cia do Latão, e traz no elenco atores da Cia do Latão e do Núcleo de Estudos Anatol Rosenfeld, novo núcleo dirigido por Sérgio.

“Dias de Comuna” foi um movimento revolucionário ocorrido em Paris, entre 18 de Março e 28 de Maio de 1871, que procurou impor um governo que pretendia a abolição da propriedade privada, e que acabou aniquilado pelas tropas fiéis a Thiers. Se este movimento estivesse atingido o seu intento, certamente a história da Europa e do Mundo seriam bem diferentes e em 2012 estaria completando 141 anos. Escrita em 1948-49, a peça “Os Dias da Comuna”, conta a história da primeira República Proletária da história, com a França adotando uma política de caráter comunista com princípios anarquista (comunismo libertário), baseada nos princípios da Primeira Internacional.

A peça percorre em 14 quadros alguns dos mais importantes momentos da Comuna de Paris, acompanhando, do ponto de vista das personagens populares do bairro de Montmartre, a histórica trajetória em que o povo francês, por 72 dias, tomou o poder na França. A peça de Brecht apresenta as dificuldades e hesitações que, associadas à brutal vingança das elites francesas, fez com que fosse esmagada a revolução operária.

SERVIÇO
Ciclo 7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores
Local: Sesc Consolação – Teatro Anchieta
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque
Telefone: 11-3234 3000
Data: Dia 30 de outubro – terça-feira – às 19h30
Duração: 90 minutos
Ingressos: Grátis – Retirada de ingressos na bilheteria com uma hora de antecedência, sujeita a capacidade do Teatro.
Lotação: 280 lugares.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *