Roney Giah lança o primeiro volume da série “Single Puzzle Piece” no mercado internacional

Em novo trabalho voltado para o mercado internacional, o compositor, cantor e guitarrista Roney Giah revisita o formato vinil 7 polegadas (compacto simples,Single Play), um sucesso da indústria fonográfica nas décadas de 1950 e 1960. Lançado recentemente nos Estados Unidos, Single Puzzle Piece vol. 01 – composto por um compacto vinil e um CD divididos em seis edições – está sendo bem recebido pelo público jovem norte-americano; as composições “Talentless lover” e “Talking about you” já integram a programação de 150 college radios; em 40 dessas rádios, as músicas estão na lista das mais executadas.

Segundo Roney Giah, o lançamento do compacto atende à estratégia de produzir álbuns específicos para mercados distintos. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse formato e sonoridade tiveram excelente receptividade. A música Talentless lover, que integra o CD e o vinil Single Puzzle Piece vol.01, foi premiada recentemente por um júri formado por profissionais de gravadoras internacionais (Warner Music, Universal, Sony Music, EMI, Virgin Records, Dreamworks, Capitol Records e CBS Radio), editores da revista Rolling Stone, vencedores e músicos indicados ao Grammy – júri que concedeu a Giah o título de Suggested Artist Honors. O reconhecimento é concedido pelo Song of the Year, que premia intérpretes e compositores de todo o mundo. A canção ficou entre as melhores inscritas.

Pelo segundo ano consecutivo, o público jovem norte-americano prestigia a obra de Giah nas college radios. Em 2011, o álbum Queimando a moleira integrou a programação diária de 163 emissoras; em duas delas, Giah alcançou o top 30. Entre as rádios que têm executado o álbum Single Puzzle Piece vol. 01 estão: WECB (Boston, MA); WIDB (Carbondale, IL); WSCA (Portsmouth, NH); CHMR (St. John’s, NF); KSDB (Manhattan, KS); KCSS (Turlock, CA); WSIN (New Haven, CT); WPTC (Williamsport, PA); WVFI (Notre Dame, IN); WLUW (Chicago, IL); WDWN (Auburn, NY); WUDR (Dayton); KSUB (Seattle, WA); e KSLU-1 (St. Louis, MO).

Mercado nacional

Com o mesmo formato do Single Puzzle Piece vol. 01, Roney Giah lançou o álbum Pop em Pedaço vol. 01, no primeiro semestre de 2012, para o mercado nacional. A incursão musical mostra o lado mais pop de Giah, que busca um diálogo entre o contemporâneo e o tradicional. As programações eletrônicas conversam com instrumentos acústicos e conferem ao trabalho uma arquitetura musical já consagrada por Quincy Jones & Michael Jackson, Liminha & Gilberto Gil.

No primeiro volume para o mercado nacional, o destaque são as composições Mas até lá Estamos seguros embaixo do meu cobertor – lançadas em formato acústico no CD Queimando a moleira,em 2010, e que ganham novo arranjo na primeira edição da série Pop em pedaço. O novo formato procura dialogar com o dinamismo do mercado atual. “A velocidade com que as pessoas consomem música não é a mesma das décadas de 1980 e 1990; a ideia do formato compacto permite ao artista saciar essa velocidade e, ao mesmo tempo, sentir-se em dia com a sua obra”, afirma Roney Giah.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *