Mais um Sucesso vai “Renascer” no VIVA

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 22 outubro, 2012 17:05

Mais um Sucesso vai “Renascer” no VIVA

Altamente elogiada pela crítica durante sua exibição original, em 1993, “Renascer” chega à programação do VIVA no dia 7 de novembro e substitui “Barriga de Aluguel”, no horário das 16h30, de segunda a sexta-feira. A novela marca a estreia de Benedito Ruy Barbosa no horário nobre da TV Globo. O autor rodou três mil quilômetros no sertão baiano para colher informações, impressões e histórias desenvolvidas posteriormente na trama.

Formado por grandes nomes da dramaturgia brasileira, o elenco conta com atuações de Antônio Fagundes, Marcos Palmeira, Adriana Esteves, Marco Ricca, José de Abreu, Maria Luisa Mendonça e José Wilker. Com 213 capítulos, a trama é ambientada no universo rural do sul da Bahia, em Ilhéus. A obra também tem destaque pela participação da atriz Fernanda Montenegro, que deu vida à personagem Jacutinga, dona de um bordel no vilarejo.

Cercada por lendas e mitos regionais, a novela conta a história de José Inocêncio, interpretado, na primeira fase, por Leonardo Vieira e por Antônio Fagundes, na segunda. O protagonista sente uma intensa rejeição pelo filho João Pedro (Marcos Palmeira) e o culpa pela morte de sua mãe, Maria Santa (Patrícia França), durante o parto. A trama é dividida em duas partes. Na primeira – os quatro capítulos iniciais –, José Inocêncio (Leonardo Vieira) chega às roças de cacau de Ilhéus, finca seu facão ao pé de um jequitibá e faz uma promessa: não morrer. A árvore passa a representar a sorte, a força e a existência do personagem durante sua trajetória. Corre a lenda de que ele morrerá quando o facão for engolido pela terra.

Na segunda fase da novela, o coronel José Inocêncio (Antonio Fagundes) é um contador de histórias, que mantém uma aura mística a seu redor. Os seus outros três filhos – José Augusto (Marco Ricca), José Bento (Tarcísio Filho) e José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) – estudam na cidade grande e são profissionais bem sucedidos. Enquanto isso, João Pedro trabalha na fazenda do pai, que o trata com enorme indiferença. A relação entre os dois se torna ainda pior quando José Inocêncio decide casar com a jovem Mariana (Adriana Esteves), primeiro amor de João Pedro.

Entre paixões e vinganças, “Renascer” ainda leva ao público a discussão de temas como o hermafroditismo da personagem Buba (Maria Luisa Mendonça), a questão dos meninos de rua, das condições precárias de vida e trabalho no país, do celibato religioso e da corrupção política no Brasil. A novela também fez grande sucesso no exterior e foi vendida para Bolívia, Chile, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, entre outros países.

SERVIÇO
Renascer Inédito
VIVA – Canal Globosat
No ar as segunda a sexta, às 16h30 – A partir de 7 de novembro
Horário alternativo: segunda a sexta, às 2h15

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 22 outubro, 2012 17:05


Escreva um comentário

1 Comentário

  1. Waine de souza dezembro 29, 14:58

    Adoro o viva quero rever renascer no viva, e quatro por quatro!

    Responder a esse comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel