Disparos | Thriller político vence 3 prêmios no Festival do Rio 2012

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 18 outubro, 2012 19:22

Disparos | Thriller político vence 3 prêmios no Festival do Rio 2012

O longa nacional baseado em fatos reais “Disparos”, dirigido e também escrito por Juliana Reis, participou da Mostra Competitiva da Première Brasil, durante o Festival do Rio 2012, e foi premiado em 3 categorias: Melhor Fotografia – Gustavo Hadba, Melhor Montagem – Pedro Bronz e Marília Moraes e Melhor Ator Coadjuvante – Caco Ciocler.

Segundo Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio, a presidente do Júri Lucy Barreto se referiu a Juliana Reis como a Kathryn Biggelow brasileira (vencedora do Oscar por The Hurt Locker), por serem duas cineastas a realizarem filmes de gênero masculino sob a ótica feminina.

DISPAROS, baseado em fatos reais, é um thriller político e social, com uma trama de ação policial, que tematicamente, destrincha o instante na vida de um indivíduo confrontado com a violência urbana e examina o quanto dessa violência não é carregada para dentro do espaço privado das relações interpessoais. A perplexidade é o fio condutor deste relato, a partir de uma narrativa imparcial e sem julgamento.

Disparos – Trailer

Como sobrevivem e evoluem as relações humanas quando expostas a altos índices de violência urbana e barbárie social? Como as relações de pais, mães e filhos, maridos e mulheres, namorados e parceiros homossexuais são afetadas em suas vidas cotidianas? Estas são as principais questões abordadas em DISPAROS, que não perde o foco testemunhal e onisciente sobre a violência urbana. A história também é sustentada pelo olhar dos personagens secundários, como o do atropelador do assaltante, o motoboy cúmplice que foge mancando, a jovem turista que, em defesa do bandido moribundo, quase é linchada.

DISPAROS se enquadra dentro de uma nova perspectiva e tendência do nosso cinema, de se fazer crônica do nosso tempo e espaço; um cinema ancorado e impulsionado pela vida na qual está inserido e da qual emerge. Um filme brasileiro, onde o brasileiro se enxerga e se vê. E se pensa. Acredito que a dramaturgia no geral, e o cinema em particular, têm na capacidade de servir de espelho para quem assiste, uma poderosa arma de transformação dos indivíduos”, comenta Juliana Reis.

Sinopse Oficial do filme.

Saindo de uma sessão de fotos para um guia gay do Rio, Henrique é assaltado por dois motoqueiros armados. E assiste, estupefato, ao atropelamento dos ladrões, por algum motorista solidário. De alma lavada, Henrique recupera sua câmera e segue seu caminho. Mas retorna buscar o cartão de memória com as fotos que fez, caído durante o incidente. Ele passa assim a acusado do crime de omissão de socorro, do qual seu agressor é a vitima. Dali, Henrique é levado para a DP e, em seguida, para a emergência do Souza Aguiar, tentando se inocentar, ainda que sentindo-se cada vez menos inocente.

No elenco do filme estão os atores Gustavo Machado (Henrique), Caco Ciocler (Inspetor Freire), Julio Adrião (Dr. Guido), Dedina Bernardelli (Silvana).

Distribuído pela H2O Filmes e produzido por Diversid’Arte Produções e Escrevendo & Filmes, “Disparos”, estreia no dia 9 de novembro, no circuito comercial.

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 18 outubro, 2012 19:22


Escreva um comentário

1 Comentário

  1. Ricardo Sant'Anna outubro 19, 15:09

    Um grande filme. Imperdivel!

    Responder a esse comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel