Baterista João Parahyba lança CD no Sesc São José dos Campos

No sábado, dia 20, às 18h, o Sesc São José dos Campos apresenta o show do percussionista João Parahyba, no lançamento do disco “O Samba no Balanço do Jazz”.

Com mais de 40 anos de carreira, o percussionista, compositor e produtor João Parahyba, nascido em São José Campos, interpreta releituras do Samba-Jazz com base no repertório de Zimbo Trio, Tamba Trio, Milton Banana, Moacyr Santos e João Donato. O gênero deu origem à Bossa Nova e a moderna MPB.

João Parahyba começou profissionalmente na famosa boate Jogral. No mesmo ano formou o Trio Mocotó. Com o grupo acompanhou Jorge Benjor e a dupla Toquinho e Vinícius, além de gravar com Chico Buarque, Martinho da Vila, Paulinho da Viola e Ivan Lins, entre outros. Em 1973 desligou-se do trio e afastou-se da música. Em 1980 voltou aos palcos no show “Novo Tempo”, de Ivan Lins.

Desde então, construiu uma respeitada trajetória, participando de projetos como Prisma/Ponte das estrelas, de César Camargo Mariano, e tocando com artistas nacionais (Toquinho, Ivan Lins, Sivuca, Heraldo do Monte, Paulinho Nogueira, Dori Caymmi e Nivaldo Ornelas) e internacionais (Michel Legrand, Paul Horn, Dizzie Gilespie e Seigen Ono, entre outros).

Considerado inventor da “Timba” ou da maneira de tocá-la adaptada ao set de bateria, João Parahyba une tradição e modernidade. Ao mesmo tempo em que realizou extensa pesquisa em ritmos afro-brasileiros e folclore, abraçou novas tecnologias, como sequencers, baterias eletrônica e principalmente o computador como ferramenta de composição e produção. Nesse sentido é considerado por muitos como um pioneiro.

músico se apresenta com Gilberto Pinto (contrabaixo), Beto Bertrami (piano), Victor Alcantara (sopros), Rudy Arnaut (guitarra), Janja Gomes (samplers).

O show será na Área de Convivência do Sesc, com entrada franca. Recomendação etária livre.

SERVIÇO
João Parahyba
Lançamento do CD “O Samba no Balanço do Jazz”
Data: Dia 20, sábado, às 18h
Convivência
Grátis
Recomendação etária 12 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *