Dança no MIS de outubro traz a performance 1 milímetro of all that, de Cristian Duarte

A edição de outubro do projeto Dança no MIS, que mescla performances site-specific de coreógrafos consagrados a exibições de filmes de videodança, traz a apresentação do bailarino Cristian Duarte ao Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. O artista foi convidado pela curadora Natalia Mallo para apresentar 1 milímetro of all that, que conta com a participação de dez performers e explora a expressividade e variações de estado enquanto executam uma ação aparentemente simples.

O evento, que neste mês integra a programação da 30ª Bienal de São Paulo, acontece no sábado, dia 13 de outubro, em duas etapas: às 18h, ocorre a exibição do filme de videodança Torse (de Charles Atlas) e, às 19h, a apresentação de Cristian Duarte.

A performance site-specific 1 milímetro of all that tem como referência o jazz (como dança) e explora a plasticidade do caminhar e do olhar. A idéia nasce de seu interesse na expressividade do performer e suas variações de estado enquanto executa uma ação aparentemente simples. O grupo realizará uma caminhada ou passeio (promenade) por diversos espaços do MIS, desenvolvendo um trabalho coerográfico em relação ao olhar do público e à arquitetura.

Programação – Dança no MIS – 13 de outubro

18h – Exibição de filme de videodança

Torse (55 min), de Charles Atlas. A projeção dupla recém restaurada exibe coreografia de Merce Cunningham, composição de Maryanne Amacher – cujo trabalho é exibido na Capela do Morumbi como parte da 30ª Bienal – e figurinos por Mark Lancaster. Como era o estilo do Cunningham, nesta peça a coreografia e o som foram produzidos separadamente, ou seja, toda a relação entre música e movimento se dá por acaso.

19h Performance site-specific

Coreógrafo e bailarino, Cristian Duarte dedica-se desde 1994 a projetos e criações em dança contemporânea. Em 2002 graduou-se na P.A.R.T.S. (Performing Arts, Research and Training Studios), dirigida pela coreógrafa Anne Teresa de Keersmaeker (Bélgica). Desde então tem realizado seus próprios projetos e colaborado com artistas entre Brasil e Europa. Participou de diversos festivais internacionais, como na Áustria, Holanda, Bélgica, França, Portugal e Brasil. Dentre os prêmios que recebeu, está o Bonnie Bird Choreography Award (Londres), APCA 1999 pelo solo “Pressa”, APCA 2003 pelo solo “Alta Necessidade” e APCA 2008 pela atuação da DESABA (uma articulação colaborativa realizada entre 2007-2011). Em parceria com Paz Rojo (Madri), facilita, coordena e produz o campo de trabalho APT? (a piece…together?). Recentemente, criou e produziu o solo HOT 100 – The Hot One Hundred Choreographers, para o Festival Cultura Inglesa. Atualmente coordena o projeto de residência artística LOTE #1.

Sobre Site-Specific

Os trabalhos artísticos denominados Site-Specific podem ser definidos como aqueles em que a obra é criada para um local específico, cujas características e singularidade detona o processo criativo e resulta num diálogo com diversos aspectos daquele espaço (topografia, arquitetura, iluminação, discurso, aspectos sociais, culturais, ambientais, etc). Esta denominação é muito discutida nos dias de hoje, e a prática já gerou diversos desdobramentos (site-generic, site-generated, entre outros). No projeto Dança no MIS, o artista convidado poderá tanto criar um obra inédita como deslocar uma peça do seu repertório para o Museu, realizando uma releitura da mesma num novo contexto.

Sobre a curadora

Natalia Mallo se formou em música pelo Conservatório Nacional de Bellas Artes, em Buenos Aires e cursou Ciências da Comunicação na UBA (Universidad de Buenos Aires). No Brasil, realizou diversos cursos nas áreas de composição, harmonia, canto, instrumentos, engenharia de som e novas mídias. É performer, cantora, compositora, instrumentista e produtora musical. Tem produzido e lançado discos com diversos projetos (Trash Pour 4, gatoNegro, Sinamantes e trabalho solo), com os quais tem se apresentado em turnês no Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão. Simultaneamente participa intensamente em projetos de artes cênicas, sobretudo dança contemporânea, compondo e executando trilhas sonoras originais gravadas e ao-vivo e também dirigindo e colaborando na concepção de espetáculos e performances. Também realiza trilhas sonoras para teatro, cinema, animação e desenho animado; e produz os albuns de outros artistas. Teve suas composições gravadas por diversos artistas e fazendo parte em seriados de TV, filmes e peças de teatro e dança. Atualmente pesquisa a intersecção de linguagens através da concepção de instalações e performances de live art. Também realiza projetos de áudio arte e tem participado em programas internacionais de residência artística.

SERVIÇO
Dança no MIS | Cristian Duarte
Data: 13.10, sábado
Horário: 18h (sessão de filmes), 19h (apresentação)
Local: Auditório MIS  e outros espaços do Museu
Ingresso: gratuito (sujeito à lotação da sala – retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS)
Classificação: livre

Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Informações: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *