SESC Ribeirão abre exposições que trazem jovens artistas premiados e evolução da arquitetura em Ribeirão Preto

Nesta sexta, dia 05, o SESC Ribeirão abre as exposições “Ana Tomimori, Gustavo Ferro e Keytielle Mendonça”- Premiados da Mostra de Arte da Juventude 2011 e “Casa do Século XX” – Arquitetura Residencial em Ribeirão Preto, às 20h30, na Sala de Exposições e Área de Convivência da Unidade, com entrada gratuita.

A primeira, trás os três primeiros premiados na 22ª Mostra de Arte da Juventude 2011, e tem como objetivo estimular os jovens artistas a produzirem após terem sido selecionados. Ao mesmo tempo, mostra suas pesquisas e resultados, convidando o expectador a ir ao interior de suas obras. Para isso e dando continuidade às atividades, haverá também um bate-papo com os artistas, dia 06, sábado, às 10h.

As obras privilegiam a contextualização de suas linguagens poéticas e procedimentos pessoais, compreendidas como desdobramentos graduais e necessários do modo como cada artista atua. Isso significa que, embora estejam reunidos em um mesmo espaço, cabe alertar o observador sobre a possibilidade de entendê-los não em conjunto. O desafio está em percebê-los em suas singularidades, naquilo que os difere, mais do que naquilo que os une.

Ao mesmo tempo e com outro enfoque, a exposição “Casa do Século XX” apresenta as maquetes dos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Moura Lacerda sob a coordenação de Luis Fernando Pereira Lopes, curadoria de Rita Fantini e Onésimo Carvalho, expografia de Rita Fantini, Onésimo Carvalho e Ana Ferraz, textos de Francisco Gimenes e desenhos e fotografias de Maria Gabriela Moura.

Esta exposição visa exibir o conjunto de casas construídas em Ribeirão Preto nas duas primeiras décadas do século XX, consideradas um patrimônio arquitetônico histórico, que reflete a formação da sociedade cafeeira local, as mudanças nos modos de viver e as novas técnicas construtivas empregadas.

Além das obras, a exposição conta também com painéis expositivos em vários locais da unidade. Entre eles, o painel “Fotografias que Respiram”, formado por imagens do Condomínio Parque Residencial Jardim das Pedras, onde foram fotografados oito apartamentos, após oficina realizada  com o Coletivo Foto 7, sob coordenação de Leonardo Rodrigues, que mostram pessoas de diversos locais e origens, idades diversas e histórias de vida surpreendentes.

Para complementar a exposição e trazer maior aprofundamento no assunto, serão realizadas diversas atividades paralelas: ciclo de palestras acompanhadas de debates, lançamento de livros e visita guiada.

Atividades Paralelas 

06/10, sábado
10h – Bate-papo com os artistas

Ciclo de Palestras
Panorama da Arquitetua do Período do Café – Casas do Século XX
Com Rita Fantini e Onésimo Carvalho.
Palestras acompanhadas de debates e lançamento de livros

25/10, quinta, às 19h
A Metrópole do café: urbanismo e arquitetura
Com a Dra. Maria Cecília Naclerio Homem

26/10, sexta, às 19h
Com a Ms. Elaine Cristina Caun e Dra. Maria de Fátima G. de Mattos

27/10, sábado, às 10h – Saída do SESC
Visita guiada – Casas do Café
Com Rita Fantini e Onésimo Carvalho

SERVIÇO
Exposição “Ana Tomimori, Gustavo Ferro e Keytielle Mendonça”
SESC Ribeirão

Sala de Exposições
Abertura: 05 de outubro, sexta-feira, às 20h30
Visitação até o dia 31/10, de terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Grátis

Exposição “Casas do Século XX”
SESC Ribeirão
Área de Convivência
Abertura: 05 de outubro, sexta-feira, às 20h30
Visitação até o dia 04/11, de terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Grátis

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *