Espetáculo inédito O Casal Palavrakis, da dramaturga Angélica Liddell, reestreia no Teatro Viga

Texto inédito no Brasil, o espetáculo O CASAL PALAVRAKIS, da dramaturga espanhola Angélica Liddell, reestreia dia 5 de outubro, sexta-feira, às 21h, no TEATRO VIGA, Sala Piscina. Peça conta a história da turbulenta vida de Elsa e Mateo Palavrakis, desde a concepção de sua filha Chloé em um cemitério até o assassinato da mesma. Montagem do Teatro Kaus, tem direção de Reginaldo Nascimento e reúne no elenco os atores Amália Pereira, Igor Kovalewski e Lauanda Varone.

Elsa e Mateo levam uma vida monótona em um bairro, onde a única diversão consiste em insípidos concursos de baile, os quais perdem sistematicamente. Uma série de imagens apocalípticas conduz a ação guiada pela inquietante voz de uma Narradora, mediante uma estrutura de flash-backs. Unidos pelo rancor comum por seus pais, vítimas de maus tratos quando crianças, o casal revê sua história, começando pela própria infância, por sua inocência roubada, até a fatídica morte de sua filha.

“A peça fala da violência e abusos que criam feridas que não cicatrizam, apavorando homens e mulheres que, angustiados, tentam reproduzir nos filhos a vida que não tiveram. É a busca por algum sentido que possa redimir uma infância sem cor, sem luz, numa trama, na qual o ser se olha no espelho e diante de sua face o que vê é uma verdade nua e crua. Revelações são inevitáveis, medos, dor e violência são escancarados num complexo sistema nervoso”, afirma o diretor Reginaldo Nascimento.

Montagem apresenta uma linguagem hibrida, com uma série de quadros fragmentados que, alheios a qualquer lógica de tempo e espaço, vai costurando uma complexa trama. “O foco é no trabalho dos atores, que transitam com as contradições das personagens, apresentando um relato visceral de suas verdades, medos e mentiras. Com um desenho cênico que foge do naturalismo, experimentamos outras formas de contar a história”, finaliza o Reginaldo.

Reginaldo Nascimento assina o cenário e sonoplastia. A cenografia apresenta apenas duas cadeiras, que representam todos os ambientes da peça, ao fundo, um praticável, revela o quarto da menina que narra a história. Os figurinos, de Anelise Drake, remetem ao gótico nas cores, com traços de desconstrução. A música transita com o sublime, em alguns momentos sons desconexos aparecem para acentuar a dramaticidade. A Iluminação, de Vanderlei Conte, trabalha com siluetas, sombras e recortes.

O texto O CASAL PALAVRAKIS estreou em agosto de 2012, no SESC CONSOLAÇÃO, Sala Beta, e faz parte do Tríptico da Aflição, que reúne também as peças Once Open a Time in West Asphixia e Hysterica Passio. O Teatro Kaus pretende encenar as outras duas peças da trilogia, começando por Hysterica Passio, que já está sendo traduzida para o grupo pelo dramaturgo Aimar Labaki. A peça tem previsão de  estreia para o primeiro semestre de 2013.

SERVIÇO
O CASAL PALAVRAKIS
Reestreia:
dia 5 de outubro de 2012, sexta-feira, às 21h
Temporada: Até 4 de novembro.
Horário: Sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 19h
Local: Teatro Viga – Sala Piscina
Endereço: Capote Valente, 1.323 – Sumaré
Informações: 3801-1843
Capacidade: 40 lugares
Texto: Angélica Liddell
Tradução: Hugo Villavicenzio
Direção: Reginaldo Nascimento
Com o Teatro Kaus Cia Experimental
Elenco:
 Amália Pereira, Igor Kovalewski e Lauanda Varone
Duração: 80 minutos
Recomendação: 16 anos
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (+60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino).
Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo. Ar condicionado. Café. Aceita dinheiro e cheque.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *