Exposição traz História da Aviação Militar – MAB-FAAP

Os 71 anos de história da Força Aérea Brasileira (FAB) ganham homenagem no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP). Desde o dia 29/09, a mostra retrospectiva “Asas da História da Força Aérea Brasileira – FAB” reuni objetos, maquetes de aviões da aviação naval, militar e da FAB, além de livros, jornais de época, gravuras e paineis com fotografias e textos. Na inauguração, também foi lançado o livreto “Nas Asas da História da FAB”, que retrata as sete décadas da instituição. A mostra fica em cartaz até 26 de outubro, no Mezanino do MAB-FAAP.

A exposição foi idealizada e organizada pelo pesquisador da história da aviação militar há 30 anos, Hermelindo Lopes Filho. O curador tem artigos publicados nas revistas “Asas” e “Defesa Latina” e participa da elaboração do quinto volume da “História Geral da Aeronáutica Brasileira” do INCAER (Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica). Atualmente finaliza um livro sobre a aviação de caça.

“O objetivo é homenagear a FAB em seus diferentes períodos, desde o voo histórico do 14 Bis – biplano criado por Santos Dumont – em 23 de outubro de 1906, à criação da Aviação Naval em 1916 (Marinha) e da Aviação Militar (Exército), em 1919”, explica Lopes Filho.

O curador levou cinco anos para reunir objetos, peças, documentos, maquetes raras de aviões antigos usados pela FAB que compõem a exposição. As 132 peças, além de documentos e publicações, fazem parte do acervo pessoal de Hermelindo.

“Os visitantes poderão visualizar o exemplar do Le Petit Journal de 1906, que relatou o voo histórico de Santos Dumont, a réplica da maquete do 14 Bis, a bomba aérea utilizada na Revolução de 1932, entre muitos outros retratos dessa história”, comenta o curador.

A mostra terá a maquete do sofisticado avião cargueiro KC-390 em desenvolvimento pela Embraer e, ainda, as maquetes dos foguetes e caças do Programa Espacial Brasileiro e do Programa de Renovação de Caças FX-2. Apoiam a iniciativa o Comando da Aeronáutica e o IV COMAR (Quarto Comando Aéreo Regional). A exposição acontece na mesma ocasião da Semana da Asa, de 19 a 23/10.

O Museu de Arte Brasileira é aberto de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00. É fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado. A entrada é gratuita e o agendamento de visitas educativas pode ser feito pelo telefone (11) 3662-7200.

Desde o princípio

Em 20 de janeiro de 1941, pelo decreto 2.961, foi criado pelo Governo Vargas Ministério da Aeronáutica (atual Comando da Aeronáutica) e seu braço militar, as Forças Aéreas Nacionais, que foi a primeira designação da Força Aérea Brasileira – FAB.

A partir de então, foram reunidos os meios que compunham as aviações da Marinha e do Exército, além do Departamento de Aeronáutica Civil (D.A.C.), o qual pertencia ao Ministério de Viação e Obras Públicas. A atuação marcante do Ministro Salgado Filho, primeiro civil a comandar o então Ministério da Aeronáutica, homem com extraordinária habilidade política e grande capacidade de trabalho, foi capaz de organizar e reaparelhar a FAB, num período em que o mundo estava em guerra. Salgado Filho criou e enviou para a Itália o 1º. Grupo de Aviação de Caça, (1º G.Av.Ca.), e a 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação (1ª. E.L.O.), motivos de orgulho até os dias atuais para todos os brasileiros.

SERVIÇO
Exposição “Asas da História da Força Aérea Brasileira – FAB”
Período: de 29 de setembro a 26 de outubro de 2012
Horário: De terça a sexta, das 10h00 às 20h00
Aos sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)
Local: MAB-FAAP – Mezanino
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Visitas Educativas: (11) 3662-7200

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *