Estreia em São Paulo “Ao Vencedor, as Batatas!”, uma adaptação bem humorada de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”

São Paulo revive um clássico de Machado de Assis com a comédia “Ao Vencedor, as Batatas!”, espetáculo da Cia da Galhofa. A peça é uma adaptação bem humorada de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e traz à cena Celso Amâncio, Gabriel Küster, Felipe Alves, Jessica Prioste e Julia Pires interpretando a história de Brás Cubas, um defunto que narra a sua própria vida a partir do dia de sua morte. Por trás do tom jocoso da narração, revela-se o estilo irônico de Machado de Assis e um retrato sutil da sociedade brasileira.

Patrocinado pela Eaton e pela Basf, através do ProAC-ICMS, “Ao Vencedor, as Batatas!” realizou turnê pelo interior do Estado de São Paulo e agora entra em temporada no Teatro Ruth Escobar.

A peça: “Ao Vencedor, as Batatas!”

Como no livro, o espetáculo começa no enterro de Brás Cubas, narrado por ele mesmo, e se desdobra a partir de suas lembranças no transcorrer da história. Por trás do tom jocoso da narração deste “defunto-autor”, revela-se uma síntese do pessimismo machadiano, além de compor um retrato sutil e sem concessões da sociedade brasileira.

O enredo da peça abrange as principais situações vividas pelo protagonista, como o relacionamento adúltero com Virgília, a amizade com Quincas Borba, e sua vida familiar e política.  Em suma, sua trajetória da juventude à velhice, quando faz, ao final de suas memórias, um último balanço das perdas e ganhos de sua existência.

Fundamentada no teatro épico, em uma concepção cênica não-convencional e metalinguistica, “Ao Vencedor, as Batatas!” não utiliza coxias, de modo que todos os atores estão presentes durante toda a encenação e se revezam na interpretação de Brás Cubas e dos demais personagens, conferindo dinamismo e possibilitando um olhar diferenciado sobre o fazer teatral. Essa escolha de Marcelo Braga, diretor da peça, compactua com o estilo de Machado de Assis, no qual o narrador dialoga com o leitor (agora espectador), que é visto como possuidor de posicionamento crítico, gestos e temperamento.

Aproveitando a referência do espetáculo, A Cia da Galhofa pretende aproximar o publico ainda mais do universo machadiano através de um bate-papo, que será realizado ao final das apresentações, discutindo a obra, o recorte histórico e sociológico que o livro e a peça tocam, esclarecendo duvidas e sobretudo instigando o público acerca dos temas abordados e do modo de escrita do autor.

SERVIÇO
“Ao Vencedor, as Batatas!”
Local: Teatro Ruth Escobar – Sala Gil Vicente
Endereço: Rua dos Ingleses, 209 – Bela Vista – São Paulo
Data: de 04 de outubro à 29 de novembro, às quintas-feiras, 21h (DIA 22/Nov haverá apresentação com audiodescrição para cegos)
Preço: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia
Idade Recomendada: 12 anos
Duração: 50 minutos
Capacidade: 305 lugares

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *