Projeto História Permanente do Cinema apresenta grandes clássicos de diretores norte-americanos na programação de outubro

Fundação Clóvis Salgado apresenta ao longo do mês de outubro, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, três produções clássicas dentro da programação do projeto História Permanente do Cinema.

Nas duas primeiras sessões, dois dos maiores clássicos da história do cinema estarão em cartaz. No dia 4 será exibido “Casablanca”, longa de 1942 do diretor norte-americano Michael Curtiz. Vencedor de três Oscars em 1944, além de outras quatro indicações, o filme foi recentemente nomeado como um dos 100 melhores filmes dos últimos 80 anos pela revista Time e votado o melhor roteiro de todos os tempos pelo site Writers Guild of America. No dia 11 será a vez de “King Kong”, conhecido filme de Ernest B. Schoedsack e Merian C. Cooper, de 1933. O longa, que revolucionou a história do cinema com uma série de efeitos especiais e montagens inovadoras à época em que foi produzido, traz no elenco nomes como Fay Wray, Robert Armstrong e Bruce Cabot.

Fechando a programação de outubro, no dia 25 estará em cartaz “O Tesouro de Sierra Madre”, longa de 1948 de John Huston. O filme conta a história de Fred Dobbs e Bob Curtin, americanos que migram para o México em busca de trabalho e descobrem uma mina de ouro nas montanhas de Sierra Madre.

Todas as sessões serão comentadas por professores e pesquisadores que contextualizarão os filmes à época em que foram produzidos, além de propor ao público reflexões sobre a obra de cada diretor.

As exibições têm início às 17h e a entrada é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do cinema meia hora antes de cada exibição.

Programação e sinopses

4 de outubro – 17h | Casablanca, de Michael Curtiz (1942) | (12 anos) | 102´ | Sessão comentada pelo professor e pesquisador Júlio Pessoa

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca. O exilado americano Rick Blaine (Humphrey Bogart) encontrou refúgio na cidade, dirigindo uma das principais casas noturnas da região. Clandestinamente, tentando despistar o Capitão Renault (Claude Rains), ele facilita a fuga de refugiados para os Estados Unidos. Quando um casal pede sua ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado, a bela Ilsa (Ingrid Bergman).

11 de outubro – 17h | King Kong, de Ernest B. Schoedsack e Merian C. Cooper (1933) | (10 anos) | 104´ | Sessão comentada pelo professor Arttur Ricardo de Araújo Espíndula

Sinopse: Em Nova York, um famoso diretor de cinema não consegue uma atriz para sua próxima produção, porque ninguém aceita filmar em um lugar não revelado. Assim, ele mesmo começa a vagar pelas ruas, até que encontra uma jovem pobre, mas muito bonita, a quem imediatamente dá o emprego. A equipe viaja para uma ilha desconhecida, na qual os nativos oferecem “noivas” para Kong, um gigantesco macaco. Após muitas situações de perigo, a equipe de filmagem consegue capturar o macaco, pois pretende levá-lo a Nova York para ser exibido. Paralelamente, o animal se apaixona pela atriz.

25 de outubro – 17h | O Tesouro de Sierra Madre, de John Huston (The Treasure of the Sierra Madre,1948) | (14 anos) | 126´ | Sessão comentada

Sinopse: Dois vagabundos e um prospector grisalho descobrem um verdadeiro tesouro em ouro, mas a ganância e a paranóia vão rapidamente se apoderar de todos neste clássico sobre o poder da riqueza escondida nas montanhas e a avareza que se esconde no coração dos homens.

SERVIÇO
Projeto História Permanente do Cinema – Outubro
Data: 4, 11 e 25 de outubro
Horário: 17h
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – Belo Horizonte – Piso Inferior
Entrada gratuita (retirada de ingressos na bilheteria do cinema meia hora antes do início de cada sessão)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *