Espanca! estreia O Líquido Tátil, com texto e direção de Daniel Veronese

Após o intercâmbio com o argentino Daniel Veronese, o grupo Espanca! estreia no CCBB Rio o espetáculo O Líquido Tátil. A temporada começa no dia 04 de outubro e se estende até 04 de novembro.

O trabalho com o diretor teve início em dezembro de 2011, com a realização do Encontro Tátil – um mergulho na obra de Daniel Veronese, reunindo leituras e debates diversos a partir da obra do argentino. A partir deste primeiro encontro, integrantes do grupo e o diretor iniciaram uma troca de referências e também de linguagens teatrais que culminou com a ida dos integrantes até Buenos Aires para um processo de imersão criativa com o diretor. Durante um mês foram realizados ensaios no estúdio de trabalho de Veronese.

Como o texto já estava escrito o foco de trabalho foi a atuação. Os atores tiveram a oportunidade de se aproximar  da realidade artística de Buenos Aires, conforme explica Grace Passô: “O fato de estarmos em outro país fez deste projeto, mais que uma montagem de espetáculo, uma imersão na realidade cultural de Buenos Aires. De um modo geral, poucas produções brasileiras circulam por lá e, portanto, poucas pontes existem de fato entre essas produções. Acredito que esse projeto exemplifica as possibilidades de contato entre o teatro brasileiro e argentino”.

A criação da peça “O Líquido Tátil” integra o projeto ‘Dramaturgias do nosso tempo’, realizado com recursos do Petrobras Cultural, patrocinado pela Petrobras através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O espetáculo – O Líquido Tátil foi escrito por Veronese em 1997. A sugestão para a montagem deste texto partiu do próprio diretor. A trama gira em torno de uma família e seus diálogos sobre as artes, o ato teatral e os desejos inconscientes que perseguem o homem.

Após a temporada de “O Líquido Tátil”, o grupo apresentará outras montagens no Rio de Janeiro, permanecendo em cartaz até o início de 2013. “Amores Surdos”, direção de Rita Clemente e dramaturgia de Grace Passô (CCBB, de 7 a 25 de novembro); “Por Elise”, direção e dramaturgia de Grace Passô (Teatro Ipanema, de 14 a 23 de dezembro) e “Marcha para Zenturo”, fruto do encontro com o Grupo XIX de Teatro (Teatro Nelson Rodrigues, de 10 a 20 de janeiro).

SERVIÇO
Espetáculo O Líquido Tátil  – Grupo Espanca!
Estreia para convidados:
03 de outubro
Datas da temporada: 04 de outubro a 04 de novembro – quarta a domingo
Horário: 19h

Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro
Ingressos: R$6 inteira / R$3 meia
Tel: 38082020
www.bb.com.br/cultura

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *