Sesc Ribeirão abre a exposição “Vânia Mignone” que retrata o universo feminino

Neste sábado, dia 15, o Sesc Ribeirão abre a exposição “Vânia Mignone”, às 10h, na Sala de Exposições, com entrada gratuita. Após a abertura, haverá bate-papo com a artista, às 10h30 e, às 14h, será realizada uma oficina sobre os princípios da arte contemporânea.

A exposição é composta por obras confeccionadas com tinta acrílica sobre MDF e papel, que retratam o universo feminino, incorporando em suas pinturas referências da passagem do tempo extraídas de mídias como cinema, fotografia e quadrinhos.

As obras demonstram a velocidade de uma história sequencial, cartazes ou outdoors e o conceito da urgência de imagens publicitárias, letreiros e placas de sinalização. Utilizando-se de cores primárias e figuras, às vezes, solitárias, a artista consegue em poucas linhas e, em um espaço relativamente pequeno, prender a atenção do visitante.
Mignone, que recebeu o prêmio no 13º SARP, no ano de 1998, torna visível um trabalho que se opõe, muitas vezes, ao repertório contemporâneo da pintura – a arte construída pela artista transcende o suporte da bidimensionalidade e evoca uma figura em trânsito ou uma obra que pode ser articulada com outras instâncias produtoras de imagem, mais destacadamente, o cinema.

Suas obras podem corresponder aos frames de um filme, no qual a quebra de uma narrativa formal e a experiência de tempo são reelaboradas a todo instante. Na obra de Vânia Mignone há uma negociação: em um primeiro momento, as referências podem surgir com facilidade, mas não permanecem necessariamente por um longo período, porque logo se confundem. As imagens questionam que lugar ou paisagem estão sendo vistos. Há uma espécie de mistério a ser decifrado.

O trabalho da artista estará disponível para visitação do público, gratuitamente, até o dia 30 de setembro, de terça a sexta, das 13h30 às 21h30 e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Após a abertura da exposição, Vânia Mignone receberá o público para um bate-papo sobre sua produção artística. Além disso, ministrará uma oficina, das 14h às 17h, para interessados em conhecer um pouco mais sobre a arte contemporânea, com atividade prática e gratuita.

SERVIÇO
Exposição “Vânia Mignone”
Sesc Ribeirão
Sala de Exposições
Abertura: 15 de setembro, sábado, às 10h
Visitação até o dia 30/09, de terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Mais informações na Central de Atendimento.
Grátis

Bate-papo com Vânia Mignone
Sala de Exposições, às 10h30
Grátis

Oficina com a artista
Oficina 3, das 14h às 17h
Grátis
Vagas limitadas. Inscrições e lista de material na Central de Atendimento. Materiais por conta do aluno.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *