Fundação Clóvis Salgado apresenta concerto de premiação do III Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

A Fundação Clóvis Salgado dá continuidade ao Concurso Jovens Solistas, pelo terceiro ano consecutivo, e desta vez selecionou cinco jovens na categoria canto: Penha Vasconcelos (soprano), Nabila Dandara (soprano),  Bruno  Graça (barítono), Lígia Ishitani (soprano), Aline Lobão (meio-soprano). O objetivo da Fundação Clóvis Salgado, com esta iniciativa, é fazer com que jovens artistas possam se inserir no mercado de trabalho atuando ao lado de grandes nomes da música erudita, principalmente por ter a oportunidade de se apresentar em um palco como o do Grande Teatro do Palácio das Artes. Sob a regência do maestro titular da OSMG, Roberto Tibiriçá, o concerto de premiação do Concurso acontece no dia 18 de setembroàs 20h30, no Grande Teatro do Palácio das Artes. No programa da noite, obras de DvorákMozart, Haendel,SchumannHahnVerdi e Rossini. Os ingressos custam R$20, com meia-entrada, conforme a lei.

Para o maestro Roberto Tibiriçá, os concursos para jovens solistas são uma das formas mais eficazes de promover e prestigiar o trabalho e estudo dos jovens aspirantes a solistas, tanto de instrumentos como de canto. “Acredito que, com esta 3ª Edição do Concurso Para Jovens Solistas da OSMG, a Fundação Clóvis Salgado continua um dos seus principais papéis no cenário cultural brasileiro: incentivar e apresentar os jovens estudantes de música clássica junto a profissionais da Casa, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Um sonho para qualquer jovem”, afirma Tibiriçá.

Na ocasião, a Fundação Clóvis Salgado homenageia duas expressões mineiras da música erudita, a soprano Maria Lúcia Godoy e o maestro Carlos Eduardo Prates.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Fundada em 1976, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é considerada uma das mais importantes do país. Interpreta um repertório que compreende todos os períodos da história da música escrita para orquestra: óperas, balés, concertos, poemas sinfônicos e grandes obras sinfônico-corais, em apresentações ao ar livre, na capital e no interior.

A OSMG realiza projetos de sucesso, como o Sinfônica Pop, que recebe grandes nomes da música popular brasileira e iniciativas como a Série Sinfônica no Museu e a Série Concertos no Parque, que, desde a estreia em 1998, foi assistida por mais de 360 mil pessoas. Seu regente titular é o maestro Roberto Tibiriçá, vencedor por dois anos consecutivos do Prêmio Carlos Gomes – ópera e música erudita – na categoria regente sinfônico, pelo seu trabalho à frente da OSMG.

Programa

ANTONÍN DVORÁK ( 1841-1904)
– Dança Eslava em Sol menor, op. 46 nº 8  4’
– Canção da Lua – da ópera Rusalka 7′
Soprano: Penha Vasconcelos

WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)
– Abertura da ópera A Flauta Mágica 7′
– Ach, ich fühl’s – da ópera A Flauta Mágica 4′
Soprano: Nabila Dandara

GEORG FRIEDRICH HAENDEL (1685-1759)
– Si, tra i ceppi – da ópera Berenice 6′
Barítono: Bruno Luiz Graça da Silva

ROBERT SCHUMANN (1810-1856)
– Widmung -Lieder  2′
Soprano: Nabila Dandara
Piano: Victor Nigri

REYNALDO HAHN (1874-1947)
– L’enamourée 3:30’
Soprano: Lígia Ishitani
Piano: Wagner Sander

GIUSEPPE VERDI (1813-1901)
– Caro Nome – da ópera Rigoletto  6′
Soprano: Lígia Ishitani

GIOACHINO ROSSINI (1797-1868)
– L’Italian in Algeri
– Abertura da ópera O Barbeiro de Sevilha  8′
-Una voce poco fa – da ópera O barbeiro de Sevilha
Meio-soprano: Aline Lobão 8’

SERVIÇO
III Concurso Jovens Solistas Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Canto
Regência: Roberto Tibiriçá
Data / horário: 18 de setembro, às 20h30
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Endereço: av. Afonso Pena, 1537, Centro
Ingressos à venda na bilheteria do Teatro e pelo site ingresso.com
Valor: R$20,00
(meia-entrada conforme a lei)
Classificação etária: 8 anos
Informações para o público: (31) 3236-7400
www.fcs.mg.gov.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *