Mostra do renomado quadrinista espanhol Max reúne 160 obras entre quadrinhos, cartazes e ilustrações

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 14 setembro, 2012 18:02

Mostra do renomado quadrinista espanhol Max reúne 160 obras entre quadrinhos, cartazes e ilustrações

Belo Horizonte irá receber, de 3 de outubro a 7 de novembro, uma retrospectiva visual do artista espanhol Francesc Capdevilla, mais conhecido como Max, considerado um dos mais importantes cartunistas da atualidade. A mostra é uma iniciativa do Instituto Cervantes em Belo Horizonte, órgão oficial do Governo da Espanha e referência mundial no ensino do espanhol e na difusão da cultura hispânica. A entrada é gratuita.

exposição “Max, Panóptica (1973-2011)”, com curadoria da também espanhola Marta Sierra, traz mais de 160 obras que aproximam o público da vida artística deste importante ilustrador, que contribui ao longo das últimas décadas com a modernização da linguagem das histórias em quadrinhos. O acervo é do Museu Valencià de la Ilustración y la Modernidad, o MuVIM, em Valencia, na Espanha.

A mostra é dividida em quatro blocos, que correspondem às décadas do trabalho do artista: os anos 70 estão representados pelo underground em Barcelona quando esteve à frente da revista El Víbora, publicação que trouxe uma nova estética para os quadrinhos do país na época; os anos 80 aparecem com o humor selvagem de Peter Pank, um de seus mais lembrados personagens. Já os anos 90 surgem com a história “El Pronlogado Sueño Del Sr. T” e os anos 2000, com “Bardín, o Superrealista”, que rendeu a Max o Prêmio Nacional de Quadrinhos, em 2007, na Espanha.

Em atuação há quatro décadas, Max é um dos poucos de sua geração em atividade e ainda produzindo obras de relevância. Além dos quadrinhos, a mostra também conta com diversos materiais produzidos pelo artista, como fotografias, postais, revistas, cartazes e recortes de jornais, entre outros. A mostra, que já esteve em Madrid e no Rio de Janeiro, segue para Salvador.

Oficina de quadrinhos

No dia 25 de setembro, Max realizará uma oficina de quadrinhos, no Instituto Cervantes, das 10h às 19h. O valor do curso é R$ 50,00. Inscrições e mais informações:  (31)3789-1600.

Encontro com jovens do Plug Minas

Já no dia 29 de setembro, o artista tem um encontro com os jovens do Plug Minas, projeto que oferece cursos de formação e atividades variadas para jovens de 14 a 24 anos que estudam ou se formaram em escolas públicas de Belo Horizonte ou Região Metropolitana. O Instituto Cervantes é parceiro do Plug Minas e ministra aulas de espanhol e cultura hispânica.

Abertura da exposição

Na abertura da exposição, em evento só para convidados no dia 2 de outubro, a partir das 19h, o artista irá realizar uma apresentação sobre a mostra e autografar o seu novo livro “O Prolongado Sonho do Sr. T”, da Zarabatana Books. O evento contará com a presença da curadora da exposição Marta Sierra e do professor e quadrinista Daniel Leal Werneck, responsável pelo grupo de pesquisa sobre Narrativas Gráficas da UFMG.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO “MAX, PANÓPTICA (1973-2011)”
Data: 3  de outubro a 7 de novembro
Local: Salão de Exposições do Instituto Cervantes de Belo Horizonte
Endereço: Praça Milton Campos, nº 16 – Serra, Belo Horizonte (MG)
Horário: segunda a sexta, das 10 às 19h; sábados, das 10h às 14h.
Informações: (31) 3789-1600/ belohorizonte.cervantes.es.
Entrada Franca. 

OFICINA DE QUADRINHOS COM MAX
Data e horário: 25 de setembro (terça-feira), das 10h às 19h
Local: Instituto Cervantes de Belo Horizonte – Praça Milton Campos, nº 16 – Serra
Valor: R$50,00
Inscrições e mais informações:  (31) 3789-1600

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 14 setembro, 2012 18:02


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook