Instituto Brasileiro de Museus anuncia evento nacional em Petrópolis

Petrópolis receberá, pela primeira vez, o Fórum Nacional de Museus (FNM), evento que reúne a comunidade museológica de todo o país bianualmente para debater temas relacionados à área. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 12 de setembro, pela diretora Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Eneida Braga, em entrevista coletiva realizada no Museu Imperial.

Em 2012, o Fórum estará em sua quinta edição e abordará o tema “40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade”. O evento acontecerá de 19 a 23 de novembro, no SESC Quitandinha.

“O Fórum Nacional de Museus é o maior evento da área museológica no país, e, desde sua primeira edição, realizada em Salvador em 2004, vem crescendo. Na última edição, recebemos dois mil participantes e a expectativa para este ano é aumentar esse número”, afirmou Eneida Braga.

Ela ressaltou ainda as razões pela escolha de Petrópolis como local para a realização do 5º FNM. “Nós já havíamos decidido realizar o Fórum no estado do Rio de Janeiro, uma vez que a sua capital irá receber a Conferência do Conselho Internacional de Museus (ICOM) em 2013. Na escolha da cidade, pesou o fato de o Ibram possuir duas unidades em Petrópolis: este maravilhoso Museu Imperial em que nos encontramos, o mais visitado entre os museus do Instituto, e o Palácio Rio Negro. Somou-se a isso o convite que recebemos do SESC para realizar o evento em sua unidade no Quitandinha”, explicou.

Eneida representou o presidente do Ibram, José do Nascimento Jr. Além dela, também participaram da entrevista coletiva o diretor da Associação Brasileira de Museologia (ABM), Antonio Carlos Vieira, o gerente do SESC Quitandinha, Anderson Bravo, a superintendente de Museus da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Mariana Várzea, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Gilson Domingos, e o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr.

Maurício destacou a relevância de se realizar o Fórum em Petrópolis, cidade reconhecida por sua História e seus museus. “Somente no último ano, Petrópolis recebeu cinco novas instituições museológicas, entre elas a Casa de Cláudio de Souza, pertencente ao Museu Imperial, que foi aberta ao público”, lembrou.

Além do 5º FNM, foi apresentada na coletiva a 6ª Primavera dos Museus, evento anual que envolve museus de todo o país. Este ano, o tema será “A função social dos museus” e há 803 museus inscritos com mais de 2.400 eventos em 364 municípios.

O 5º Fórum Nacional de Museus

O Fórum Nacional de Museus é o principal evento do setor museal brasileiro, com periodicidade bienal e de abrangência nacional.  Tem por objetivo refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM), além de consolidar as bases para a implantação de um modelo de gestão integrada dos museus brasileiros, representado pelo Sistema Brasileiro de Museus (SBM). Constitui-se como um espaço de intercâmbio de experiências entre comunidade museológica, sociedade civil, academias, museus e órgãos de gestão museológica federais, estaduais e municipais.

A programação básica desse evento de cinco dias será composta por conferências, painéis, mini-cursos, apresentações de trabalho (apresentações orais e pôsteres), reuniões de grupos de trabalhos temáticos, lançamento de publicações e exposições, além de uma programação paralela para acolher a agenda do campo museal.

Deve-se ressaltar que 5º FNM, em 2012, tem como tema motivador os “40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade”. Trata-se de momento oportuno para a reflexão sobre a atualidade dos postulados fundamentais da “Mesa-Redonda de Santiago”, seus desdobramentos na contemporaneidade e, ao mesmo tempo, debruçar-se sobre o exercício de projeção no futuro de possibilidades e experimentações sobre o papel dos museus como protagonistas do seu tempo.

Fórum Nacional de Museus teve sua primeira edição em 2004, com o tema “A imaginação museal: os caminhos da democracia”. A segunda e a terceira edições, em 2006 e 2008, tiveram como temas, respectivamente, “O futuro se constrói hoje” e “Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento”. Em 2010, a quarta edição explorou o assunto “Direito à memória, direito a museus”.

Desde a primeira edição, o evento mobilizou mais de 5.000 participantes que se envolveram com a discussão sobre matérias importantes para o campo museal, que em muito contribuiu para o desenvolvimento e o enraizamento social da política de museus.

Os museus têm um papel relevante a desempenhar com relação à preservação e valorização da memória das nações, à divulgação de seu patrimônio histórico e cultural e ao seu desenvolvimento cultural, científico e educativo. No Brasil, segundo o Cadastro Nacional de Museus/Ibram, há mais de 3.200 unidades museológicas espalhadas por todo o país, número esse que ultrapassa o de salas de cinema (2.098) e o de teatros (1.229) – Fonte IBGE 2010. São museus de tamanhos e tipologias diversas, que empregam 22.500 pessoas e receberam, só em 2009, 82 milhões de visitantes.

Há grande diversidade de museus e uma expressiva capilaridade no território nacional, estabelecendo forte inserção nas comunidades locais, seja pela constituição de múltiplas parcerias com atores sociais diversificados, seja pela capacidade de influenciar a dinâmica dos fluxos econômicos locais. Registre-se, ainda, que atualmente são oferecidas mais de 750 vagas para cursos de museologia em 13 estados, ampliando anualmente o número de atores envolvidos diretamente com o campo museal.

Trata-se, portanto, de um setor que requer um evento de caráter nacional que possa discutir suas aspirações e as da sociedade em relação a ele, além de dar visibilidade ao seu dinamismo e riqueza, ressaltando seu papel no âmbito da política cultural no Brasil.

SERVIÇO
5º Fórum Nacional de Museus
Data: 19 a 23 de novembro de 2012
Local: Palácio Quitandinha
Endereço: Av. Joaquim Rolla, 2, Quitandinha, Petrópolis – RJ
Informações: www.museus.gov.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *